Por que perdemos massa muscular com a idade?

A quantidade de massa muscular e a força dos músculos tendem a diminuir com o processo de envelhecimento, uma condição conhecida como sarcopenia.

Essa diminuição da massa muscular pode causar transtornos, como falta de equilíbrio, problemas posturais e afetar ainda a coordenação motora. 

Condições como diabetes, câncer, desnutrição e insuficiência cardíaca podem acelerar o processo, além das mudanças hormonais, comuns nessa fase.

O tratamento da condição envolve consultas médicas periódicas e uso de suplementos. Em estágios mais avançados, esteroides anabolizantes também podem ser usados. 

A alimentação também é importante e alimentos ricos em proteínas e vitamina D devem ser incluídos na dieta - sempre com orientação de nutricionistas. 

Pessoas sedentárias por longos períodos e com uma alimentação deficitária tendem a apresentar maiores chances de desenvolver perda de massa muscular.

Por isso, adotar uma vida ativa, com prática regular de atividades físicas e uma dieta balanceada, é uma das principais maneiras de prevenir o problema.   

A OMS recomenda entre 150 e 300 minutos de atividades físicas leves ou moderadas semanalmente ou entre 75 e 150 minutos de atividades intensas (quando não há contraindicação).   

O ideal é alternar atividades aeróbicas, como caminhada, esportes com bola ou natação, com exercícios de resistência muscular, como a musculação e pilates. 

Antes de começar a praticar um esporte, porém, é importante realizar um check-up médico ou consultar profissionais da educação física para que o treino seja adequado e individualizado. 

Veja outros stories:

Visite o site:

Textos: Dr. Jairo Bouer e Fausto Fonseca

Edição e montagem: Jéssica Tangerino, Alexandre Cardoso, Priscila Ferraz 


Créditos: iStock e Tenor