calistenia: 4 exercícios para o core

Quem já conhece a calistenia sabe que é um método de exercício em que não são usados aparelhos, anilhas ou halteres - apenas o peso do corpo.

A seguir, conheça quatro exercícios calistênicos que exercitam e fortalecem toda a região e que podem ser feitos em qualquer lugar, inclusive em casa.

Prancha abdominal 

A prancha é um exercício isométrico (promove contração muscular sem movimentos). Ao realizá-la, fique na posição correta sem se mover por alguns segundos e retorne.

Ponte

Na ponte, a pessoa faz elevação do quadril mantendo as costas e os pés no chão. Trabalha toda a região do core e os músculos da perna.

superman

Aqui, a pessoa deita no chão de barriga para baixo e faz o movimento de elevar braços, cabeça e pés, como se fosse voar. Por isso, o nome superman.

escalador

No escalador, a pessoa deve apoiar as duas mãos no chão e realizar um movimento de alternar a posição das pernas, como se estivesse subindo uma montanha. 

Esses são exemplos de movimentos de fortalecimento, mas vale lembrar que praticar séries de exercícios exige acompanhamento de profissionais da educação física.

Veja outros stories:

Visite o site:

Textos: Dr. Jairo Bouer e Fausto Fonseca

Edição e montagem: Jéssica Tangerino, Alexandre Cardoso, Priscila Ferraz 

Fonte: Vanessa Furstenberger (educação física)