Doutor Jairo
Leia » Saúde

4 motivos para dar um tempo na bebida em janeiro

Confira benefícios de parar de beber - iStock
Confira benefícios de parar de beber - iStock

Redação Publicado em 02/01/2023, às 12h00

Durante as festas de final de ano, muita gente acaba exagerando no álcool e coloca como promessa para o próximo ano diminuir a quantidade de bebida ingerida. Sabendo disso, reunimos quatro benefícios de uma vida sem álcool para te inspirar a seguir a meta. Confira!

1. Perda de peso

O álcool é carregado de calorias. Com sete calorias por grama, uma taça de vinho padrão pode conter cerca de 130 calorias, e um copo de cerveja, quase 330 calorias. Para se ter uma ideia do prejuízo que a bebida traz para a dieta, um estudo de 2017, publicado noAmerican Journal of Preventive Medicine, descobriu que pessoas que ingeriram álcool pelo menos uma vez por mês ao longo de um ano tinham 41% mais chances de ficarem acima do peso após um período de cinco anos. 

2. Sono melhor

É verdade que tomar uma dose de bebida à noite pode até causar sonolência, mas de acordo com um estudo publicado na revista Alcoholism: Clinical and Experimental Research, o álcool interrompe a fase mais restauradora do sono que ocorre no final da noite. No final das contas, você terá mais cansaço no dia seguinte. 

3. Sistema imunológico melhor

O álcool pode suprimir o sistema imunológico, prejudicando sua capacidade de lutar contra uma doença. Mesmo apenas uma noite bebendo demais – nesse caso, até ficar muito alcoolizado – pode interferir na capacidade de o corpo produzir citocinas, ou substâncias químicas que ajudam a combater infecções, de acordo com o Instituto Nacional de Abuso de Álcool e Alcoolismo dos Estados Unidos.

4. Melhora na saúde mental

Uma pesquisa publicada em julho de 2019 no Canadian Medical Association Journal apontou que mulheres que deixaram de beber sentiram melhora na saúde mental. O estudo analisou os hábitos de consumo e os níveis auto relatados de saúde mental de mais de 10.000 pessoas em Hong Kong e de mais de 31.000 pessoas nos EUA.

Os pesquisadores acreditam que isso está ligado à neurotoxicidade relacionada ao álcool, que se reverte após a abstinência. Assim, a cessação do álcool também pode reduzir eventos estressantes da vida, como conflitos dentro da família, dificuldades no emprego e problemas legais, resultando em melhoria do bem-estar mental.