Doutor Jairo
Leia » Saúde Mental

Tem chorado muito ultimamente? Descubra possíveis causas

Sentimentos de opressão e preocupação que acompanham a ansiedade podem fazer com que a pessoa chore - iStock
Sentimentos de opressão e preocupação que acompanham a ansiedade podem fazer com que a pessoa chore - iStock

Redação Publicado em 06/04/2024, às 10h00

Se você chora com frequência, pode estar apresentando sintomas de um problema de saúde ou estresse crônico. O choro excessivo também varia de acordo com os traços de personalidade. As lágrimas emocionais são exclusivamente humanas, funcionando como um sinal de socorro concebido para obter apoio na forma de uma resposta pró-social.

Chorar também pode ser catártico ou um alívio, como qualquer pessoa que já derramou lágrimas em particular pode atestar. Mas quanto choro uma pessoa costuma derramar? Se você sente que chora mais do que outras pessoas, ou com mais frequência do que no passado, pode se perguntar por quê.

A seguir, profissionais da saúde listam nove possíveis causas para o aumento do choro:

1-Estresse

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), o estresse pode trazer uma série de emoções. Também pode causar ou piorar problemas de saúde mental, como depressão e ansiedade, que podem fazer você chorar mais. A OMS indica que o estresse é generalizado o suficiente para afetar até certo ponto a maioria das pessoas. Se está se sentindo emocionalmente volátil e propenso a chorar, uma possível causa pode ser que você vive com estresse persistente ou recentemente aumentado.

2-Ansiedade

Esta é outra possível causa do choro excessivo. Os sentimentos de opressão e preocupação que acompanham a ansiedade podem fazer com que a pessoa chore como um mecanismo evolutivo de autopreservação. Isso ocorre porque o choro tende a provocar uma resposta útil e estimulante daqueles que o testemunham. Se você vive com um transtorno de ansiedade ou se está passando por muito estresse que provoca ansiedade, pode estar propenso a crises de choro frequentes.

3-Transtorno de adaptação

Também chamado de transtorno de ajustamento é uma condição de saúde mental caracterizada por uma resposta invulgarmente forte a um acontecimento significativo na vida. Dependendo do tipo de transtorno de adaptação que você está enfrentando, a tristeza e o choro podem estar entre as emoções que você experimenta. Por exemplo, o transtorno de adaptação com humor deprimido lista o choro como um de seus sintomas. Se você passou por uma reviravolta ou trauma recente em sua vida que afetou significativamente seu humor, esse pode ser o motivo de seu choro frequente.

4-Transtorno de humor

O transtorno depressivo maior (TDM) e o transtorno bipolar (TB) são exemplos de transtornos de humor que podem fazer com que uma pessoa chore mais do que o normal. O TDM pode fazer com que uma pessoa se sinta deprimida e triste na maior parte do tempo. Uma pessoa que convive com TB pode alternar entre episódios depressivos de tristeza; contrastando com fases de mania ou hipomania durante as quais seu humor e energia estão elevados. Mas durante os episódios depressivos, eles podem chorar mais do que a média das pessoas.
Os sintomas de depressão incluem:
-sentimentos persistentes de vazio, ansiedade ou tristeza
-irritabilidade, frustração ou inquietação
-pessimismo ou desesperança
-desamparo, culpa ou inutilidade
-perda de interesse em atividades anteriormente apreciadas
-fadiga
-questões cognitivas, como dificuldade de concentração, lembrança ou tomada de decisões
-mudanças no sono ou apetite
-sintomas físicos como dores ou problemas digestivos
-pensamentos ou tentativas de suicídio

Os transtornos de humor geralmente respondem bem ao tratamento. Se acha que pode estar enfrentando um problema de saúde mental, como TDM ou TB, há uma grande probabilidade de que se sinta melhor com o tratamento. Você pode começar com uma visita a um médico que poderá sugerir o profissional de saúde mental certo para ajudá-lo.

5-Hormônios

As alterações hormonais podem tornar uma pessoa mais propensa a chorar. O Colégio Americano de Obstetras e Ginecologistas menciona a perimenopausa e a síndrome pré-menstrual (TPM) como dois momentos de choro e emoção na vida de uma mulher. A gravidez é outro momento em que as flutuações hormonais podem causar instabilidade de humor que pode levar ao choro. As flutuações emocionais são comuns no início da gravidez e, para algumas pessoas, são o primeiro indício de que podem estar grávidas.

6-Luto

Se você está de luto, é natural chorar mais do que no passado. Você pode ter experimentado uma perda que ainda está tentando processar e enfrentar. O luto privado de direitos também pode causar instabilidade emocional. Este é um luto que não é visto pela sociedade com a mesma validação que uma perda significativa como a morte de um ente querido. Exemplos de luto privado de direitos incluem a perda de um animal de estimação, de uma amizade ou de um emprego.

7-Neurodiversidade

Às vezes, pessoas neurodivergentes (apresentam um funcionamento neurocognitivo atípico, ou seja, fora da média esperada) são mais propensas a chorar. Muitas vivem com diferenças cognitivas ou de desenvolvimento que podem afetar as emoções, incluindo: sensibilidade, excitabilidade, ansiedade, ruminação, estresse, perfeccionismo e tédio. Além disso, podem ter sofrido traumas sociais que podem levar a uma expressão emocional evidente, ou viver com máscaras que podem resultar em esgotamento. Perfis cognitivos como autismo, superdotação e TDAH (transtorno de deficit de atenção com hiperatividade) são exemplos de neurodiversidade.

8-Afeto pseudobulbar (PBA)

PBA é uma condição que ocorre devido a uma doença neurológica. As mudanças de humor associadas a esta condição resultam de uma desconexão entre áreas cerebrais que normalmente trabalham juntas para gerar e mediar a expressão de emoções. As causas incluem:
-esclerose lateral amiotrófica (ELA)
-tumor cerebral
-demência
-esclerose múltipla
-Parkinson
-AVC
-traumatismo craniano

Doença de Wilson

Uma pessoa que vive com PBA pode apresentar expressões drásticas de humor, sem causa aparente. Por exemplo, podem estar rindo ruidosamente e, de repente, começarem a chorar.

9-Personalidade

Se você chora mais do que seus familiares e amigos, isso pode refletir seu temperamento inato. Um estudo de 2021 encontrou uma conexão positiva entre o choro e os traços de personalidade: neuroticismo, emotividade e desintegração. Pesquisas mais antigas, de 2016, adicionam empatia à lista de tipos de temperamento que tornam uma pessoa mais propensa a chorar.

Os benefícios de chorar

Chorar pode ajudar o corpo a manter a homeostase - sistema integrado do organismo que mantém estabilidade das funções de entrada, metabolização e excreção -, de acordo com a Associação Americana de Psicologia. A pesquisa indica uma ligação entre o choro e a frequência cardíaca e a respiração mais lentas diante de estímulos estressantes. A Academia Americana de Oftalmologia indica que as lágrimas emocionais contêm o hormônio do estresse leu-encefalina. Os pesquisadores teorizam que a liberação desse hormônio pelo choro pode ajudar seu corpo a regular a homeostase, mas são necessários mais estudos.

Fonte: Psych Central