Doutor Jairo
Leia » Saúde

Quer permanecer jovem por mais tempo? Evite estes 11 erros muito comuns

Limpar a pele uma ou duas vezes ao dia, de forma delicada, ajuda a mantê-la saudável - iStock
Limpar a pele uma ou duas vezes ao dia, de forma delicada, ajuda a mantê-la saudável - iStock

Redação Publicado em 04/10/2021, às 10h00

O homem sempre perseguiu a juventude eterna. E quem não gostaria de ser jovem para sempre? Pretensões à parte, você pode ao menos tentar envelhecer bem e ter uma aparência jovial por mais tempo, sem precisar investir em procedimentos, invasivos ou não. Não tomar muito sol, não fumar e ter uma alimentação balanceada ajudam bastante. Mas você está prestando atenção aos seus hábitos?

Confira a seguir alguns deles que podem estar prejudicando seus planos:

1. Você não dorme o suficiente

Se você não dormir o suficiente, sua pele pode começar a enrugar e ficar flácida cedo. Isso ocorre em parte porque seu corpo libera mais cortisol, um “hormônio do estresse” que decompõe o colágeno, responsável por manter sua pele macia e elástica. Tente estabelecer um ritual calmo e relaxante na hora de dormir, com horários regulares, e evite álcool, cafeína e eletrônicos antes de dormir.

2. Você é um fumante

Se você fuma, além de aumentar suas chances de ter câncer, pode acabar ficando com a pele enrugada e flácida em uma idade mais jovem. Fumar diminui o fluxo sanguíneo que transporta nutrientes essenciais, como oxigênio, para a superfície da pele e pode diminuir a produção de colágeno pelo corpo. Converse com seu médico sobre maneiras de parar.

3. Você toma muito sol

Um pouco de luz solar é bom, mas absorver muitos raios ultravioleta danifica o colágeno em sua pele e pode fazer com que seu corpo produza muita proteína elastina. Você pode notar que sua pele começa a engrossar e desenvolver uma sensação áspera, com rugas profundas e cores variadas (manchas senis). Se você está exposto ao sol direto, cubra-se com chapéus, mangas compridas e óculos de sol. Use um protetor solar de “amplo espectro” com FPS 30 ou superior.

4. Você não hidrata a pele

Se sua pele ressecar, pode ficar com a aparência áspera e escamosa de uma pessoa idosa. Limpe a pele uma ou duas vezes ao dia. Tente ser bastante delicado, pois esfregar com força pode irritá-la. Use um produto suave sem álcool ou outros ingredientes que possam inflamar e tornar a pele áspera ou ressecá-la. Hidrate-a duas vezes ao dia para ajudar a manter a aparência jovem.

5. Você não se alimenta bem

Os alimentos certos ajudam a prevenir doenças cardíacas, diabetes e outros males que minam sua energia juvenil. Considere a dieta mediterrânea saudável para o coração. É bom para o seu cérebro também. Você pode ter que cortar um pouco a carne vermelha gordurosa, mas obterá gorduras saudáveis de alimentos como peixes, nozes, azeite e abacate, bem como muitos grãos inteiros, frutas e vegetais.

Leia também

6. Você não se exercita o suficiente

A atividade física regular é uma forma fundamental de se manter jovem. Fortalece os músculos, aumenta a energia e melhora o humor. Movimentar-se mantém o cérebro afiado e diminui o risco de doenças relacionadas à idade, como as cardíacas. Você não precisa ir a uma academia ou entrar para um time de vôlei. Algumas caminhadas rápidas, trabalho no jardim ou até mesmo dança são suficientes – 30 minutos na maioria dos dias da semana devem resolver.

[Colocar ALT]
A atividade física regular é uma forma fundamental de se manter jovem - iStock

7. Você aperta muito os olhos

Ao apertar os olhos, você enruga a pele do rosto, o que com o tempo pode causar linhas e rugas. Na verdade, qualquer expressão que você fizer repetidamente pode ser um problema. Se você estiver muito ao ar livre, os óculos de sol podem impedir que você aperte os olhos e ajudar a prevenir os “pés de galinha” que podem se desenvolver nos cantos externos dos olhos. Um grande chapéu de aba também não faria mal.

8. Você não tem uma rede social

Ficar conectado com amigos e família pode ajudá-lo a permanecer jovem no coração – e melhorar sua saúde física e emocional também. Ajuda a evitar a ansiedade, a depressão e a demência associada à velhice, incluindo a doença de Alzheimer. E quando você procurar uma comunidade, lembre-se de que o que importa é a qualidade de suas conexões sociais, não a quantidade.

9. Você não cuida da sua pressão arterial

A pressão alta aumenta o risco de problemas relacionados à idade, como demência vascular e doença de Alzheimer, provavelmente porque danifica os minúsculos vasos sanguíneos do cérebro. Pessoas que controlam a pressão arterial com dieta, exercícios e medicamentos parecem ser capazes de retardar ou prevenir esse declínio do cérebro.

10. Você não é solidário

Seu corpo libera mais “hormônios do prazer”, ou endorfinas, quando você gasta dinheiro com outras pessoas do que quando gasta consigo mesmo. Mas não precisa ser doação em dinheiro. A calma, o prazer e a conexão que você sente quando ajuda alguém costumam fazer com que você faça mais, o que, por sua vez, o deixa ainda mais calmo e feliz. Isso reduz o estresse e pode até ajudar a saúde do seu coração e sistema imunológico – a defesa do seu corpo contra os germes.

11. Você pula seu check-up

Você deve consultar um médico para um exame físico todos os anos após os 50 anos. Eles verificarão sua pressão arterial, colesterol e açúcar no sangue. Níveis elevados podem levar a doenças cardíacas, demência e outras doenças relacionadas à idade. Eles também podem verificar se há sinais de declínio mental, como problemas de memória. Quanto mais cedo você descobrir os problemas, mais rápido poderá começar a tratá-los.

Fonte: WebMD

Veja também: