Doutor Jairo
Leia » Saúde mental

Jovens de NY terão acesso gratuito a terapia online

Adolescentes com idades entre 13 e 17 anos poderão fazer terapia online de forma gratuita em NY - iStock
Adolescentes com idades entre 13 e 17 anos poderão fazer terapia online de forma gratuita em NY - iStock

A cidade de Nova York está lançando um serviço gratuito de terapia online para adolescentes nos cinco distritos. A iniciativa chega após diversos estudos terem apontado uma piora importante da saúde mental dos jovens em todo o país, o que se agravou durante a pandemia de Covid-19.

De acordo com os Centros de Controle e Prevenção de Doenças dos EUA (CDC), 29% dos estudantes do ensino médio relataram algum problema de saúde mental em 2021. Na última década, a taxa de ideação suicida também aumentou de forma preocupante: 9,2% dos estudantes relataram tentativas de acabar com a própria vida em 2021.

Agora, adolescentes com idades entre 13 e 17 anos da cidade de Nova York poderão se inscrever no "TeenSpace", um serviço em parceria com o Talkspace que oferece aos jovens acesso a um terapeuta licenciado por telefone, vídeo e texto. O programa terá um custo de $26 milhões nos próximos três anos.

"Há poucas questões mais importantes do que a saúde de nossas crianças, e estudo após estudo tem reforçado o que temos visto — a saúde mental de nossos jovens está claramente em declínio", afirmou o médico Ashwin Vasan, comissário de saúde da cidade.

"O 'TeenSpace' fornecerá aos adolescentes de nossa cidade um recurso tangível para apoiar sua saúde mental e bem-estar e reduzir barreiras ao acesso ao cuidado — ajudando os adolescentes a terem um controle maior de sua jornada mental em seus próprios termos."

Serviços no Brasil

Aqui no Brasil, existem alguns serviços muito bacanas com os quais você pode contar caso precise de ajuda. Um deles é o CVV (Centro de Valorização à Vida), que você pode acessar ligando no 188 ou pelo site (cvv.org.br). Inclusive há um chat que pode ser usado para se conectar com alguém.

Outro site que oferece esse tipo de serviço é o Mapa da Saúde Mental (mapasaudemental.com.br), com várias opções de ajuda.

Você também pode buscar auxílio profissional dos CAPS, nas Unidades Básicas de Saúde (Saúde da Família, Postos e Centros de Saúde), ou no setor de psiquiatria dos hospitais. 

Se você suspeitar de uma emergência, não hesite: ligue para o SAMU (192), ou procure um serviço de emergência (em pronto-socorros, hospitais ou numa UPA 24H).

Tatiana Pronin

Tatiana Pronin

Jornalista e editora do site Doutor Jairo, cobre ciência e saúde há mais de 20 anos, com forte interesse em saúde mental e ciências do comportamento. Vive em NY e é membro da Association of Health Care Journalists. Twitter: @tatianapronin