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Falar sobre trabalho após o fim do expediente pode impactar a saúde

Estudo foi feito com mais de 2 mil pessoas - iStock
Estudo foi feito com mais de 2 mil pessoas - iStock

Redação Publicado em 05/08/2021, às 11h00

No último ano, o home office foi acrescentado à rotina de muita gente e, com isso, alguns limites de horário foram perdidos. Acordar e ir deitar checando e-mails de trabalho tornou-se comum para algumas pessoas que viram seu ambiente profissional e pessoal fundir-se em um só.

No entanto, de acordo com uma pesquisa recente, realizada com 2.200 funcionários acadêmicos e profissionais em 40 universidades, de junho a novembro de 2020, o hábito de não se desconectar do trabalho pode trazer impacto negativo à saúde.

Segundo os pesquisadores, foram encontrados altos níveis de estresse em quem continuava a comunicação com o trabalho fora do expediente. Além disso, ainda foi observado que 21% dos entrevistados tinham supervisores que esperavam que eles respondessem a mensagens de texto, ligações e e-mails relacionados ao trabalho após o expediente. Outros 55% relataram sobre o trabalho à noite com os colegas e 30% falaram sobre coisas relacionadas ao trabalho com os colegas durante finais de semana, enquanto esperavam uma resposta no mesmo dia.

Funcionários que tinham supervisores esperando que eles respondessem às mensagens de trabalho após o expediente, em comparação com grupos que não tiveram [supervisores esperando], relataram níveis mais elevados de sofrimento psíquico (70,4% em comparação com 45,2%) e exaustão emocional (63,5% em comparação com 35,2%). Também relataram sintomas de saúde física comprometida, como dores de cabeça e nas costas (22,1% ante 11,5%).

O problema não está só nos chefes exigentes

Também foi encontrado o mesmo padrão quando se tratava de contato entre colegas.

Grupos de funcionários que sentiram que deveriam responder às mensagens de trabalho de colegas fora do epediente, em comparação com grupos que não concordam com isso, também relataram níveis mais elevados de sofrimento psíquico (75,9% em comparação com 39,3%). Eles também descreveram níveis mais elevados de exaustão emocional (65,9% contra 35,7%) e sintomas de saúde física comprometida (22,1% contra 12,5%).

Como administrar a cobrança e o tempo para relaxar?

Para que os horários sejam divididos e a pessoa entenda que há um momento certo para tudo, existem algumas dicas, como:

  • Organizar melhor a rotina;
  • Incluir momentos de autocuidado na rotina, ou seja, relaxamento, atividade física, entre outros;
  • Estabelecer horários de começo e fim do expediente.

Para saber mais, ouça: