Doutor Jairo
Leia » Novo ritmo

Pessoas estão dormindo, tendo encontros e transando durante home office

Fazer compras e beber durante o expediente também foram relatados - iStock
Fazer compras e beber durante o expediente também foram relatados - iStock

Redação Publicado em 27/05/2021, às 10h26

A pandemia, inevitavelmente, fez com que muitas empresas optassem pelo home office para proteger seus funcionários. E, embora seja uma jornada mais cansativa para muita gente — afinal, dormir e trabalhar no mesmo local pode gerar conflitos —, há quem tenha aproveitado o tempo de expediente para dedicar a si mesmo.

A pesquisa feita pela e-conolight, conduzida pela ZDNet, perguntou para cerca de mil pessoas quanto tempo elas passam focadas em atividades dentro e fora do trabalho, quais atividades elas são mais propensas a fazer durante o expediente e como o tempo de produção se alterou durante o home office.

O que as pessoas fazem durante o expediente

O estudo revelou os seguintes dados sobre as pessoas:

  • 42% estiveram em um encontro
  • 41% fizeram sexo
  • Cerca de 60% tiraram uma soneca
  • Uma esmagadora maioria de 77% afirma que faz compras on-line, enquanto trabalha pelo menos uma vez por semana
  • Cerca de 50% dos entrevistados trabalharam para outra empresa enquanto trabalhavam com seu empregador
  • 61% dos entrevistados da Geração Z passam pelo menos uma hora do dia de trabalho navegando nas mídias sociais
  • 56% dos entrevistados da geração Y tiraram um dia de folga sem contar ao chefe
  • Dois em cada cinco (44%) foram repreendidos pelo menos uma vez por se afastarem do trabalho, e 39% das pessoas foram dispensadas de seus empregos por realizarem atividades não relacionadas ao trabalho.
  • Apesar de 76% dos entrevistados gastarem mais de quatro horas por dia focados no trabalho, 40% dos participantes disseram que passam quatro ou mais horas longe de seus computadores.

É claro que esse foi um estudo extremamente recortado, com pessoas dos Estados Unidos, mas vale a pena pensar em como a estrutura do home office mudou as dinâmicas do trabalho. Outro ponto a ser destacado é que o processo de imunização nesse país está muito avançado e o retorno ao trabalho presencial pode não gerar tantos riscos.
Aqui, por outro lado, teme-se uma outra onda de infecções por coronavírus, a vacinação caminha lentamente e as pessoas teriam de enfrentar as condições do transporte público, já lotado mesmo no isolamento.

Veja também: