Doutor Jairo
Leia » Ciclo menstrual

É possível engravidar menstruada? Veja essa e outras dúvidas

Veja dúvidas sobre menstruação
Veja dúvidas sobre menstruação - iStock

Redação Publicado em 16/04/2021, às 09h59

É possível engravidar menstruada?

Essa é uma dúvida que muitas mulheres têm — acompanhada do medo comum de engravidar a todos os momentos — mas, de modo geral, a resposta é não. 

Isso porque durante a menstruação propriamente dita, com a descamação da parede do útero, não é possível engravidar, já que durante esse período existe uma condição hormonal que não permite a ovulação. Logo, sem óvulos, não existe o risco de gravidez.

No eventual caso de um óvulo ser fecundado durante o período menstrual, a própria descamação do útero impede que esse óvulo se implante para o desenvolvimento do embrião. Sendo assim, é muito improvável que a mulher engravide durante a fase da menstruação.

O que acontece quando algumas mulheres dizem que engravidaram durante a menstruação é que, provavelmente, o sangue que ela viu e imaginou ser menstruação, era outro tipo de sangramento. Algumas meninas e mulheres podem ter pequenas perdas sanguíneas no meio do ciclo, que são chamadas de spotting. Outra situação que pode acontecer é a mulher ter um sangramento vaginal por conta de um machucado na própria vagina ou até mesmo no útero e achar que está menstruada.

A dica para quem quer evitar a gravidez, além de usar preservativos e tomar anticoncepcionais, é conhecer o próprio corpo e o ciclo menstrual, justamente para não haver confusões.

Transar durante a menstruação aumenta o risco de IST?

Muitas mulheres relatam sentir mais tesão durante esse período, mas pode haver um certo receio de ter relações enquanto menstrua. Por ter um contato maior com sangue, há, sim, um risco aumentado de se contrair IST.

Contudo, vale lembrar que esse risco está sempre presente quando se tem relações sexuais, indepentende de ser no período menstrual ou não. Logo, a recomendação é sempre usar camisinha (ainda mais se a pessoa gosta de transar nesse período, porque aí pode curtir o momento sem neuras).

Pílula do dia seguinte atrasa ou antecipa a menstruação?

Isso vai depender muito da fase do ciclo em que a mulher está. Se tomar, por exemplo, na primeira fase, antes da ovulação, provavelmente vai ter uma antecipação da menstruação. Contudo, se tomar a pílula em uma data próxima ao dia da ovulação, a tendência é que a menstruação venha perto do dia esperado.

Por fim, se a pílula for tomada após a ovulação, a dose mais elevada de hormônio pode provocar um atraso de dias ou semanas na data da menstruação.

Na dúvida, é sempre importante consultar um ginecologista para saber se há mesmo a necessidade de tomar esse tipo de pílula e das consequências disso.

Veja também: