Pular para o conteúdo

Pílula do dia seguinte pode evitar gravidez após duas relações em dias consecutivos?

Jairo Bouer

4/11/2020 13:13




Dúvida da Janaina: Doutor, pílula do dia seguinte funciona para duas relações? Tive relação com dois parceiros diferentes, em dois dias seguidos, e tomei a pílula logo depois da segunda vez. Engravidei e tenho dúvida sobre a paternidade. Estou em uma relação séria com um deles que acredita ser o pai, o que eu faço?

Dr. Jairo Bouer: Olha só Janaina, é difícil responder à pergunta, mas a gente vai tentar te passar algumas informações técnicas.

Em primeiro lugar, a pílula do dia seguinte funciona até 72 horas depois da relação suspeita, ou seja, se você tomou a pílula logo depois da segunda relação, em teoria, a proteção valeria para esta e também para a anterior.

Eventualmente, a pílula do dia seguinte pode falhar. Nesse caso, qualquer um dos dois poderia ser o pai desse seu filho, acho que essa é a primeira questão a se considerar.

Agora, supondo que a pílula funcionou, você não engravidou nem nessa primeira relação e na segunda, mas depois você engatou uma relação com um dos seus parceiros e fez sexo com ele algumas vezes seguidas, também é possível que esse filho seja do parceiro com que você teve outras relações. 

Para ter certeza absoluta, só mesmo fazendo o teste de DNA.

Saiba mais:

Bebida pode cortar o efeito da pílula do dia seguinte?

Como funciona a pílula do dia seguinte? Dá para usar sempre?

Veja também:

Veja, também, outros vídeos no meu canal no YouTube

FIQUE POR DENTRO DAS ÚLTIMAS NOTÍCIAS