Pular para o conteúdo

Comprar virou compulsão? Veja dicas para evitar o descontrole

Da Redação

9/10/2020 18:15




As redes sociais são uma das principais responsáveis pelos nossos desejos de comprar produtos que talvez não sejam necessários naquele momento. Um episódio ou outro é compreensível. No entanto, o perigo surge quando elas se tornam frequentes e viram uma compulsão.

Com a chegada da pandemia do novo coronavírus, o hábito de comprar pela internet se intensificou durante a pandemia.

ecommerce 2607114 1920 1 1024x683 - Comprar virou compulsão? Veja dicas para evitar o descontrole
Crédito: Pixabay

Compulsão por compras

A compulsão por compras, denominado pelos médicos de ‘oniomania’, é um transtorno mental que afeta cerca de 5% da população. Normalmente, marca um certo descontrole no ato de adquirir algo. Você nem sabe motivo, mas sente uma necessidade de comprar. Isso pode estar associada a uma ideia de aliviar uma ansiedade, angustia ou sofrimento psíquico, seja ele consciente ou não.

Quando você acaba se endividando e compra itens sem necessidade descontroladamente, pode ser caracterizado como um Transtorno do Controle do Impulso pela Organização Mundial da Saúde.

Segundo o órgão, a principal característica é a dificuldade em resistir a um desejo de praticar um ato, que pode ser prejudicial a um indivíduo ou outras pessoas. Tanto que pode afetar relacionamentos amorosos e familiares.

Afinal, como evitar o descontrole?

Ao identificar que está gastando mais do que deveria e não está conseguindo manter um limite, tente adotar essas medidas para evitar que haja maiores complicações emocionais e financeiras.

  • Limite o tempo nas redes sociais, já que são altamente aditivas e um bom veículo para compras desnecessárias;
  • Pense várias vezes antes de adquirir um item: se você conseguir segurar a decisão até o dia seguinte, você poderá ter uma visão mais clara do que realmente precisa;
  • Evite deixar o cartão de crédito próximo ao local em que você está: isso cria um tempo maior entre a decisão da compra e a sua finalização, possibilitando uma reflexão se é algo necessário.

Mesmo assim, caso você perceba que não está conseguindo controlar seus impulsos, é importante buscar a ajuda médica.

Veja também:

Assista, também, a outros vídeos no meu canal no YouTube

Leia mais

Apostas online na pandemia: como controlar o impulso?

Dia Mundial da Saúde Mental: cuide bem da sua

Juju Salimeni dá detalhes de dieta; qual o impacto na saúde mental?

FIQUE POR DENTRO DAS ÚLTIMAS NOTÍCIAS