Doutor Jairo
Leia » Alimentação

Chá de boldo é mesmo eficaz para tratar problemas de saúde?

O chá de boldo tem sido usado para tratar transtornos digestivos e auxiliar no tratamento de problemas hepáticos - iStock
O chá de boldo tem sido usado para tratar transtornos digestivos e auxiliar no tratamento de problemas hepáticos - iStock

Boldo (Peumus boldus) é um arbusto perene nativo da América do Sul. O chá é feito da folha da árvore de mesmo nome que também cresce em outros países da América Central e do Sul, como México e Argentina. Tem um sabor forte e é comumente usado na medicina tradicional e, em geral, não é consumido todos os dias. As pessoas tomam boldo para doenças da vesícula biliar, pedras nos rins, dor nas articulações e muitas outras condições, mas ainda não há grandes evidências científicas para apoiar esses usos. 

Benefícios

Historicamente, como foi dito, o chá de boldo tem sido usado para tratar problemas digestivos e auxiliar no tratamento de problemas hepáticos. No entanto, as evidências científicas que apoiam seu uso para estes ou quaisquer outros fins terapêuticos são extremamente limitadas. Um estudo em tubo de ensaio com 13 chás de ervas comumente usados na América do Sul descobriu que o chá de boldo tinha uma das maiores atividades antioxidantes. Isto foi baseado na sua capacidade de combater os radicais livres, que são compostos nocivos que podem causar danos celulares, o que sugere que beber chá de boldo pode conferir alguns benefícios antioxidantes, mas são necessárias mais pesquisas, especialmente em humanos.

Em estudos em tubos de ensaio e em animais, o ascaridol - substância química tóxica qu pode causar danos ao fígado - apresentou potencial promissor no tratamento da leishmaniose, doença causada por parasitas tropicais. Ainda assim, mais pesquisas são necessárias. Por último, alguns acreditam que o chá também ajuda na perda de peso, mas não há evidências que apoiem esta afirmação.

Dosagem recomendada

Como já mencionado, o chá de boldo contém ascaridol, composto aromático potencialmente prejudicial, portanto não é recomendado tomá-lo diariamente. Para minimizar suas possíveis complicações, beba apenas 1 xícara (240 mL) de chá de boldo quando sentir necessidade. Além disso, lembre-se que embora se acredite que ajude com problemas digestivos, não há evidências científicas para apoiar esse uso.Você também pode optar por beber apenas uma pequena quantidade de chá de boldo misturado com chá de erva-mate, que pode ser mais seguro para consumir regularmente. 

Potenciais desvantagens

Existem algumas desvantagens potenciais em consumir chá de boldo, pois ele pode interferir com a varfarina, medicamento para afinar o sangue, bem como com outros anticoagulantes e remédios para o coração. Se usar algum destes, converse com um médico antes de beber chá de boldo. 

Efeitos colaterais

Grandes quantidades: o boldo possivelmente não é seguro quando tomado em grandes quantidades como medicamento, por causa do ascaridol, que, como mencionado, é tóxico e pode causar danos ao fígado

Gestação e aleitamento: o chá de boldo não deve ser tomado durante a gravidez ou amamentação, pois contém produtos químicos que podem prejudicar o feto e causar danos ao fígado. 

Problemas de vesícula biliar: boldo parece aumentar o fluxo de bile, líquido produzido pelo fígado e armazenado na vesícula biliar. O fluxo extra de bile pode ser prejudicial em pessoas com problemas de vesícula biliar. Além disso, é possível que ter problemas de vesícula biliar aumente o risco de danos ao fígado.

Doença hepática: como citado durante todo o texto, o boldo pode causar danos ao fígado, especialmente em pessoas com doença hepática.

Cirurgia: o boldo pode retardar a coagulação do sangue. Isso pode aumentar a chance de sangramento excessivo durante e após a cirurgia. Pare de usar boldo pelo menos duas semanas antes de uma cirurgia agendada.

Fontes: WebMD/Healthline

Cármen Guaresemin

Cármen Guaresemin

Filha da PUC de SP. Há anos faz matérias sobre saúde, beleza, bem-estar e alimentação. Adora música, cinema e a natureza. Tem o blog Se Meu Pet Falasse, no qual escreve sobre animais, outra grande paixão.  @Carmen_Gua