Doutor Jairo
Leia » Acne

Cardi B pede ajuda para se livrar de espinhas; conheça tratamentos

Cardi B pediu dicas de produtos para tentar melhorar a pele - Reprodução / Instagram
Cardi B pediu dicas de produtos para tentar melhorar a pele - Reprodução / Instagram

Redação Publicado em 28/01/2021, às 12h16

Cansada da acne, Cardi B resolveu conversar com seus seguidores sobre o problema de pele e pedir ajuda. No Instagram, ela comentou: “Ando tendo espinhas ultimamente e meu rosto está extremamente seco. Não acho que os produtos estão funcionando. Acho que é a água… Quais produtos são bons para tratar cravos, espinhas e pele seca?”.

Cardi também afirmou que fará os exames necessários e consultará um dermatologista para tentar resolver a situação. “Quero chegar à raiz do problema”, disse ela.

Quais são os tipos de tratamento para acne?

É importante ressaltar que, apesar de ser um problema de pele, a acne também pode causar feridas emocionais. Por isso, os especialistas recomendam que o tratamento comece o mais rápido possível, independente da idade.

E quem quer se ver livre da acne deve prestar atenção em algumas dicas, como por exemplo, não manipular (como cutucar e espremer) as espinhas, pois isso pode causar infecção, inflamação e até deixar cicatrizes no local.

Quanto ao tratamento, ele pode variar de acordo com a gravidade e a localização, e em função de características individuais. "É necessário verificar se há lesões não inflamatórias (“cravos”) e/ou inflamatórias (“espinhas”, nódulos, cistos) e/ou cicatrizes. Em formas leves, o tratamento pode ser apenas local, com inúmeros produtos existentes no mercado, isolados ou combinados. Quando o quadro não evolui bem, o tratamento por via oral é associado, utilizando-se antibióticos específicos, sempre associados ao tratamento local.

Também pode ser necessário o uso do antibiótico oral, feito por, no máximo, três meses, em um ou até três ciclos. O tratamento hormonal, com anticoncepcionais orais, também é sempre útil para as mulheres, desde que não existam contraindicações", diz o site oficial da Sociedade Brasileira de Dermatologia.

Há alguma forma de previnir a acne?

Alguns cuidados a mais com a pele podem evitar o aparecimento da acne. Uma higiene adequeada, com produtos específicos para o determinado tipo de pele, por exemplo, é bem eficiente. 

No entanto, vale lembrar que, caso a pessoa limpe a pele muitas vezes ao dia, lavando o rosto, por exemplo, o efeito pode ser o contrário e pode haver ainda mais oleosidade, causando mais espinhas.

No caso de quem usa maquiagem, é importante evitar cosméticos muito oleosos e sempre lembrar de removê-los antes de dormir.