Canela e chá verde podem imitar efeito Ozempic, diz estudo

Pesquisadores investigam alternativas sem medicamentos que possam desencadear os mesmos efeitos

Redação Publicado em 03/12/2025, às 10h00

Potenciais imitadores dos efeitos dos medicamentos incluem canela, trigo, gengibre e chá verde - iStock

Nos últimos anos, medicamentos agonistas do GLP-1, que ajudam a reduzir os níveis de açúcar no sangue e promovem emagrecimento, como Ozempic e Mounjaro, ajudaram a transformar a maneira como os especialistas tratam o diabetes tipo 2 e controlam o peso. No entanto, eles também trouxeram novas perspectivas sobre o poder dos nossos próprios hormônios intestinais.  

Essas perspectivas incluem a compreensão de que os sinais do intestino para o cérebro suprimem o apetite e ajudam a controlar os níveis de açúcar no sangue. Isso levou os pesquisadores a investigar alternativas sem medicamentos que possam desencadear os mesmos efeitos.  

Pesquisadores da Universidade de Heliópolis, no Cairo, Egito, publicaram recentemente uma revisão das evidências existentes na revista Toxicology Reports, avaliando como o hormônio natural produzido no intestino, peptídeo semelhante ao glucagon-1 (GLP-1), pode ser afetado por compostos naturais da dieta.  

Este é o mesmo hormônio alvo dos medicamentos GLP-1. Até o momento, os especialistas não identificaram nenhum composto natural capaz de replicar exatamente os efeitos das injeções de GLP-1. No entanto, pesquisas iniciais sugerem que certos alimentos e o horário das refeições podem ser úteis na regulação da atividade do hormônio GLP-1 no organismo e, assim, potencialmente "reprogramar" os sinais de fome e saciedade.  

Por que as alternativas naturais são importantes? 

Os pesquisadores que realizaram esta revisão observaram que um dos motivos para a busca por alternativas naturais às injeções de GLP-1 é o custo e a acessibilidade. Muitas pessoas que poderiam se beneficiar dessas injeções podem não ter condições de arcar com os custos. As alternativas naturais podem ser mais acessíveis e menos dispendiosas.  

Outro motivo pelo qual esta pesquisa é importante são os potenciais efeitos adversos das injeções de GLP-1. Embora sejam geralmente bem toleradas, podem ocorrer certos efeitos colaterais gastrointestinais, como vômitos, diarreia e náuseas.  

Esses efeitos colaterais podem levar algumas pessoas a não tomarem os medicamentos conforme prescrito. Algumas também podem acreditar que os remédios naturais se adequam melhor a uma visão mais holística da saúde. Isso pode significar que elas teriam maior probabilidade de escolhê-los em vez dos medicamentos convencionais.  

Os pesquisadores também observam que a busca por alternativas naturais às injeções de GLP-1 não significa desistir de medicamentos que se mostraram eficazes. “Trata-se de aumentar as opções de tratamento e personalizá-las de acordo com as preferências e necessidades de cada paciente”, escreveram.  

Gengibre, chá verde e berberina podem imitar o efeito dos medicamentos? 

A revisão observa que os compostos naturais que as pesquisas preliminares estão focando como potenciais imitadores dos efeitos dos medicamentos GLP-1 incluem canela, trigo, gengibre, chá verde fermentado e berberina (um fitoterápico natural). Todos esses compostos podem modular a secreção e a expressão do GLP-1, conforme sugerido por pesquisas citadas na revisão.  

Mir Ali, cirurgião bariátrico e diretor médico do MemorialCare Surgical Weight Loss Center, na Califórnia, Estados Unidos, observou que existem ressalvas quanto às alternativas naturais às injeções de GLP-1.

“Ingredientes naturais podem ajudar a acelerar o metabolismo. No entanto, o efeito é leve. Esses [compostos] não devem ser considerados uma alternativa aos medicamentos”, disse ele ao Medical News Today.

Ali aconselha as pessoas a terem em mente que os ingredientes naturais podem auxiliar no controle de peso de forma moderada, mas apenas se combinados com nutrição adequada e exercícios físicos. Não há substituto para uma dieta e um estilo de vida saudáveis, seja utilizando ingredientes naturais ou tomando medicamentos GLP-1.  

Dito isso, existem algumas evidências de que certas substâncias naturais, como cafeína, extrato de chá verde, capsaicina — encontrada em pimentas — e berberina, podem acelerar o metabolismo até certo ponto, admitiu Ali. Segundo ele, esses ingredientes naturais atuam de maneiras diferentes, “estimulando o sistema nervoso central para acelerar o metabolismo (cafeína), promovendo a queima de gordura (extrato de chá verde, capsaicina) ou ativando outras enzimas (berberina).”  

Como acelerar o metabolismo naturalmente 

Pesquisas recentes descobriram que certos alimentos podem ter um efeito na termogênese induzida pela dieta, o que pode ajudar a acelerar o metabolismo basal.  

Alimentos que podem ter esse efeito incluem:  

Em entrevista ao MNT, Ali enfatizou que esse efeito é menor em comparação com os medicamentos GLP-1 e que é importante modificar sua dieta e estilo de vida para obter resultados consistentes na perda de peso, sempre com acompanhamento de um profissional de saúde. 

Fonte: MedicalNewsToday

perda de peso diabetes emagrecer medicamento gengibre Ozempic canela Mounjaro hormônio natural berberina

Leia também

Uso do Ozempic pode levar a uma gravidez inesperada?


Canela está sendo estudada para tratar vários males; confira 11 deles


Droga contra obesidade também pode reduzir desejo por álcool


Chá verde: quanto você pode beber por dia com segurança?