Doutor Jairo
Leia » BBB22

BBB 22: Afinal, Arthur Aguiar pode ou não pode comer pão?

Para conseguir emagrecer, uma pessoa precisa consumir menos calorias do que gasta - iStock
Para conseguir emagrecer, uma pessoa precisa consumir menos calorias do que gasta - iStock

Milena Alvarez Publicado em 28/01/2022, às 13h42

Essa semana, Maíra Cardi deu o que falar depois de aparecer nas suas redes sociaisreclamando da alimentação de Arthur Aguiar no BBB 22. 

A coach fitness, que é casada com o cantor e conhecida por ajudar várias celebridades no processo de emagrecimento, compartilhou uma sequência de stories em que parecia estar “brava” com Arthur por ele estar comendo um pão. 

Amor, você não podia ter comido pão. Você acabou de destruir todo o trabalho que eu fiz no seu corpinho, 9 kg se foram; 30 dias batalhando nesse corpinho pra estar aí, bonito, à mostra para o Brasil inteiro ver e você me comeu pão. Não faça isso!", disse Maíra.

O pão é realmente o “vilão" da história?

Segundo a nutricionista Thaíssa Martins, não é bem assim que as coisas funcionam. Ela explica que as pessoas começaram a acreditar que, para emagrecer, era necessário retirar o glúten da alimentação e, por isso, o pão começou a ser visto como o “vilão” na vida de quem quer perder peso.

Nenhum alimento é capaz de atrapalhar a dieta quando analisado de forma individual, pois tudo depende do contexto geral. Para engordar, a pessoa precisa consumir mais do que gasta, ou seja, não é o pão que engorda, é o excesso de calorias da dieta como um todo”, esclarece. 

Confira:

É saudável cortar totalmente o pão?

Thaíssa conta que até podemos cortar o pão por completo da dieta se não fizermos questão de consumi-lo. Porém, o que não é correto é zerar o carboidrato da alimentação:

Esse macronutriente é a nossa principal fonte de energia e a falta dele pode provocar diversas questões, como irritabilidade, dor de cabeça, queda de performance e hipoglicemia, por exemplo”. 

Além disso, muitas pessoas que estão passando pelo processo de emagrecimento optam por trocar o pão branco pelo integral. De acordo com a nutricionista, essa é uma estratégia válida, já que consumir alimentos integrais promove uma maior saciedade e contribui positivamente para a microbiota intestinal.

Não existem alimentos vilões 

A fala de Maíra Cardi repercutiu na internet e, mais uma vez, levantou a questão: será que precisamos deixar de consumir por completo algum alimento para conseguir emagrecer ou ter uma vida saudável?

Para Thaíssa, discursos como o da coach fitness são perigosos e, atualmente, muitas pessoas estão adoecendo por comentários como esse “Cada vez mais vejo o quanto as pessoas estão com medo de comer, inclusive coisas normais, como arroz com feijão, pão e frutas. E é assim que surgem os transtornos alimentares”, alerta. 

Veja também: