Doutor Jairo
Leia » Saúde

5 razões estranhas para você ter uma dor de cabeça

Veja o que fazer em cada situação - iStock
Veja o que fazer em cada situação - iStock

Redação Publicado em 17/11/2021, às 12h00

Sentir dor de cabeça pode ser algo comum para muita gente. De acordo com a Mayo Clinic, uma dor de cabeça primária é causada por “problemas ou excesso de atividade de estruturas sensíveis à dor em sua cabeça”. Mas também existem causas menos conhecidas, até mesmo estranhas, para essa condição.

Abaixo está uma lista de alguns dos gatilhos de dor de cabeça mais estranhos.

1. Carnes defumadas

Alimentos curados, defumados, em conserva ou enlatados, como pastrami, frios e charque, contêm conservantes sintéticos chamados nitratos e nitritos. Os aditivos podem dilatar os vasos sanguíneos, provocando dores de cabeça. Barry Jordan, diretor médico assistente e neurologista assistente no Hospital de Reabilitação Burke, diz à Everyday Health que a comida não provoca dores de cabeça em todos. “Os pacientes que têm enxaqueca são sensíveis a essas coisas e mais suscetíveis às dores de cabeça desencadeadas pelos alimentos”, diz ele.

Se você suspeita que certos alimentos estão causando esse problema, Jordan recomenda manter um diário alimentar para ajudar a descobrir os padrões e os gatilhos para sua dor de cabeça.

2. Vinho tinto e queijo

Vinho tinto e queijos envelhecidos, como brie, cheddar, queijos azuis e suíços, contêm tiramina, uma substância que se forma a partir da quebra de proteínas à medida que os alimentos envelhecem. A tiramina causa dores de cabeça ao contrair e dilatar os vasos sanguíneos.

Mia Minen, médica, neurologista e diretora de serviços de dor de cabeça da NYU Langone, diz que outro motivo pelo qual o vinho tinto causa dores de cabeça pode estar relacionado à presença de polifenóis, que são parte da degradação dos metabólitos dessa bebida. “Eles podem interferir no metabolismo da serotonina no cérebro”, diz ela.

Se o vinho tinto e o queijo causam dores de cabeça, a National Headache Foundation recomenda comer apenas outros tipos de queijos, agrícolas ou processados ​​com baixo teor de gordura, e limitar a ingestão de álcool a uma bebida.

3. Desidratação

De acordo com a Mayo Clinic, desidratação é o que se conhece como cefaléia secundária: “um sintoma de uma doença que pode ativar os nervos da cabeça sensíveis à dor”. As dores de cabeça por desidratação ocorrem quando você perde uma parte substancial da água e dos eletrólitos que seu corpo precisa para realizar suas funções normais. Alguns especialistas acreditam que uma dor de cabeça de desidratação ocorre como resultado do estreitamento dos vasos sanguíneos enquanto o corpo tenta manter líquido suficiente.

Para evitar a desidratação, é recomendável consumir quantidades moderadas de água durante e após o exercício. 

4. Congelamento do cérebro 

O congelamento do cérebro, também conhecido como dor de cabeça do sorvete, ocorre poucos segundos após a ingestão de comida fria. A dor pode ser sentida nas laterais da cabeça e geralmente dura menos de um minuto. Os pesquisadores não sabem o que causa a dor, mas de acordo com o John Hopkins Headache Center, acredita-se que seja “uma combinação de estimulação direta de nervos sensíveis à temperatura mais os efeitos do resfriamento nos vasos sanguíneos que correm ao longo do céu da boca”.

5. Retirada de cafeína

Qualquer pessoa que já parou de beber café ou mudou para o descafeinado sabe das temidas dores de cabeça da abstinência de cafeína. “A cafeína pode ter efeitos fisiológicos no sistema vascular e pode contrair os vasos ou relaxá-los em momentos diferentes”, diz Minen. Ela também acredita que a dependência criada pela cafeína pode causar uma reação fisiológica que desencadeia dores de cabeça.

Confira:

A National Headache Foundation relata que a abstinência da cafeína costuma ocorrer “depois de consumir mais de 200 mg de cafeína por dia durante pelo menos duas semanas”.

Mas não há substituto no lugar da cafeína para aliviar os sintomas de abstinência. “Eu recomendo uma retirada lenta”, diz Jordan. “Reduza constantemente a ingestão de cafeína diariamente.”

Quando procurar ajuda médica?

“Quando o paciente chega ao especialista em dor de cabeça, ele já experimentou um medicamento à base de paracetamol”, diz Minen. Um especialista em cefaleia pode realizar um exame físico e uma avaliação da cefaléia para fazer um diagnóstico adequado e estabelecer um programa de tratamento.

Minen diz que, embora alguns médicos prescrevam medicamentos para tratar dores de cabeça, pode haver outros problemas que as causam, incluindo uma má qualidade de sono ou ansiedade e depressão. “Às vezes usamos terapia cognitivo-comportamental para nos concentrar no tratamento dos problemas subjacentes”, diz ela.

Assista também: