Doutor Jairo
Leia » Saúde

Banheiro: 4 hábitos que podem deixar você doente

Germes, incluindo matéria fecal, são liberados no ar e podem pousar nas superfícies do celular, o que é nojento - iStock
Germes, incluindo matéria fecal, são liberados no ar e podem pousar nas superfícies do celular, o que é nojento - iStock

Redação Publicado em 29/03/2022, às 12h00

Limpar regularmente o banheiro é essencial (melhor ainda se for com produtos de limpeza seguros), mas você pode estar espalhando germes inadvertidamente pela casa por meio de alguns hábitos não tão bons. Como o banheiro é muitas vezes percebido como o cômodo mais cheio de germes da casa, ele tende a receber maior atenção quando se trata de limpeza. Mas um vaso sanitário e uma pia recém-lavados são apenas parte da equação. Embora a maior atenção no banheiro esteja focada nas superfícies, o mais importante além da limpeza dessas áreas é a higiene das mãos.

Confira alguns dos erros mais comuns que as pessoas cometem no banheiro que aumentam o risco de espalhar germes – além de soluções fáceis para se manter livre de germes.

1-Usar o celular no banheiro

Você provavelmente já sabe, sem ser informado, que isso é meio nojento. Mas, se você é culpado desse hábito, infelizmente está fazendo igual a muitas outras pessoas. Ainda assim, é melhor manter o banheiro em uma zona livre de telefone. Germes, incluindo matéria fecal, são liberados no ar e podem pousar nessas superfícies, levando-os a se espalhar para fora do banheiro.

2-Não lavar as mãos corretamente

Nenhuma surpresa aqui: lavar as mãos é a maneira mais econômica e eficiente de se evitar ficar doente, e o padrão-ouro para se livrar de germes. No entanto, lave incorretamente e você pode trazer germes do banheiro com você quando sair porta afora. Precisa de uma limpeza rápida? Certifique-se de lavar as mãos com bastante água e sabão por pelo menos 20 a 30 segundos, tempo suficiente para cantar “Parabéns” duas vezes. E não se esqueça de limpar embaixo das unhas, uma área que pode abrigar germes.

3-Usar sabonete em barra

O sabonete em barra pode estar voltando ao mundo da beleza, mas quando se trata de lavar as mãos, prefira as fórmulas líquidas que saem de um dispensador. O motivo: as barras de sabão coletam bactérias quando usadas por várias pessoas. Embora a saboneteira seja frequentemente limpa, o próprio sabonete se torna um terreno fértil para germes que são fáceis de pegar e espalhar. Em outras palavras, toda vez que você pega o sabonete, você está permitindo que mais germes entrem em contato com suas mãos em vez de expulsá-los.

4-Compartilhar uma toalha de mão com toda a família

Essas toalhas de papel descartáveis em banheiros públicos são realmente melhores para controlar a propagação de germes do que as de tecido que você mantém em seu banheiro em casa. Para a maioria das famílias, no entanto, a instalação de um dispensador de papel toalha não é exatamente viável (para não mencionar, seria muito terrível para o meio ambiente). Em vez disso, tente ficar atento à frequência com que você troca as toalhas de mão e de rosto – elas devem ser lavadas pelo menos uma vez por semana, com mais frequência se houver crianças pequenas em casa.

E embora haja pouco que você possa fazer sobre um banheiro público equipado apenas com secadores de ar, saiba que eles também não são exatamente os mais higiênicos: um estudo da Universidade de Connecticut publicado na Applied and Environmental Microbiology descobriu que eles podem dispersar bactérias em todo o ambiente, e até mesmo nas mãos recém-limpas (não!). Mais um motivo para manter um álcool em gel para as mãos guardado em sua bolsa o tempo todo.

Veja também: