Doutor Jairo
Leia » Hormônios

Danos de anabolizantes permanecem após interrupção do uso, diz estudo

Os anabolizantes são utilizados para aumentar a massa muscular e o desempenho físico - iStock
Os anabolizantes são utilizados para aumentar a massa muscular e o desempenho físico - iStock

Redação Publicado em 09/03/2021, às 19h00

Uma pesquisa revela que o consumo exagerado e ilegal de esteroides anabólicos não apenas provoca efeitos colaterais perigosos, como também pode prejudicar a função testicular dos homens anos depois de interromperem o uso abusivo. 

O que são esteroides anabólicos?  

Os esteroides anabólicos, ou simplesmente anabolizantes, são formas sintéticas do hormônio masculino conhecido como testosterona. O recurso foi desenvolvido para fins terapêuticos, para ajudar pacientes que apresentam algum problema na produção natural de testosterona, ou em casos de atrofia muscular. 

Entretanto, devido aos efeitos que os anabolizantes provocam no corpo - aumento da massa muscular e da força - muita gente começou a recorrer à substância para melhorar o aspecto físico e o desempenho esportivo

Nos homens, os anabolizantes podem provocar efeitos colaterais como crescimento da mama, queda de cabelo, encolhimento dos testículos e níveis mais baixos de testosterona. Também chamado de hipogonadismo, essa baixa do hormônio masculino pode causar diminuição do desejo sexual, dificuldade nas ereções e menor produção de espermatozoides

Análise através do exame de sangue 

Os pesquisadores identificaram um componente chamado INSL3, produzido pelas células de Leydig, localizadas nos testículos e responsáveis pela produção da testosterona - e viram nelas um promissor marcador biológico sobre a função testicular. 

A descoberta é considerada importante, visto que os níveis do hormônio masculino no sangue podem sofrer muitas variações durante o dia e dependendo da composição corporal de cada indivíduo. 

Prejuízos a longo prazo

Para esse estudo, no Journal of Clinical Endocrinology & Metabolism, foram convocados 132 homens de outra pesquisa que os submeteu a um treinamento de força. As idades dos participantes variaram de 18 a 50 anos e eles foram divididos em três grupos: 46 homens faziam o uso de esteroides, 42 eram ex-usuários da substância (em média, estavam há 32 meses sem tomar) e 44 nunca haviam utilizado esses hormônios. 

Entre os usuários de anabolizantes, os níveis de INSL3 em relação ao de ex-usuários e daqueles que nunca fizeram uso de esteroides. Esses últimos também tinham concentrações mais elevadas que os ex-usuários. Além disso, os pesquisadores descobriram que quanto maior o tempo de uso dos anabolizantes, menor era o nível de INSL3. 

Segundo a equipe, da Universidade da Noruega, os resultados sugerem que a capacidade testicular se mantém prejudicada mesmo depois que o  homem interrompe o uso de esteroides anabólicos. Sendo assim, quem utilizou anabolizantes no passado tem um risco maior de sofrer com hipogonadismo mais tarde.

Os pesquisadores também dizem que seria preciso fazer mais estudos para saber se um tratamento preventivo poderia recuperar a função das células de Leydig em ex-usuários de esteroides.

Veja também: