Doutor Jairo
Leia » Direção

8 motivos para não dirigir após o consumo de álcool

Mesmo em pequenas doses, o álcool afeta a segurança no trânsito - iStock
Mesmo em pequenas doses, o álcool afeta a segurança no trânsito - iStock

Nesta semana a Lei Seca completou 15 anos no Brasil. Apesar de muitos avanços, o álcool ainda provoca 36,7% de todos os acidentes de trânsito entre homens, e 23% entre as mulheres, segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS).

O médico Flávio Adura, diretor científico da Abramet (Associação Brasileira de Medicina do Tráfego), lembra que a associação entre álcool e direção envolve não apenas quem consome bebida alcoólica, mas muitas outras pessoas. Ele explica, também, que a bebida alcoólica compromete muito mais do que o reflexo: "Se fosse só isso, já não seria pouco, mas na verdade é muito mais", adverte.

Veja, a seguir, as principais razões pelas quais a bebida alcoólica, mesmo em pequenas doses, afeta a segurança no trânsito:

1. Quanto mais a pessoa tiver bebido, maior sua chance de morrer, e isso até para os ocupantes do veículo que sofre impacto num acidente.

2. O álcool tira a atenção, e todo mundo precisa disso para dirigir.

3. Altera a capacidade da percepção da velocidade.

4. Prejudica a percepção dos obstáculos.

5. Faz com que a pessoa não consiga calcular direito uma distância para manter do veículo da frente, para realizar uma ultrapassagem, ou de fazer curvas.

6. Mais de 90% das informações que vêm do nosso cérebro para dirigir vêm da visão. E quando a gente consome, mesmo uma dose baixa (como um copo de cerveja), a acuidade visual fica prejudicada. Isso impede que a pessoa perceba um motociclista, ou um pedestre, por exemplo.

7. A bebida aumenta o tempo de reação – o instante em que o motorista percebe uma alteração e toma uma atitude, como desviar. Em geral é de meio segundo, e o álcool atrasa duas ou três vezes esse tempo.

8. Sem contar que o álcool altera o comportamento – inibe barreiras morais e a sensação de perigo, a pessoa fica eufórica e pode pesar mais no acelerador.

Assista também: 

Tatiana Pronin

Tatiana Pronin

Jornalista e editora do site Doutor Jairo, cobre ciência e saúde há mais de 20 anos, com forte interesse em saúde mental e ciências do comportamento. Vive em NY e é membro da Association of Health Care Journalists. Twitter: @tatianapronin