
Redação Publicado em 16/11/2021, às 14h00
Órgão mais importante do corpo humano, o cérebro é responsável por regular a maioria das funções corporais e mentais. Ele está relacionado com a inteligência, linguagem, consciência e memória, entre outros. Trata-se de um órgão extremamente complexo que desempenha um papel preponderante em todas as funções do corpo.
Você faz algumas coisas que sabe que não deveria – todos nós fazemos. Mas alguns desses hábitos ruins podem afetar seu cérebro. Portanto, nada melhor que tratá-lo bem e evitar cometer erros que possam prejudicá-lo e provocar o surgimento de doenças. Abaixo, confira oito erros comuns que podemos cometer e fuja deles:
A falta de sono pode ser uma causa de demência, incluindo a doença de Alzheimer. É melhor tentar ter horas regulares de sono. Se você tem problemas para dormir, evite álcool, cafeína e eletrônicos à noite e comece um ritual relaxante na hora de deitar.
Os humanos são programados para o contato social. Não se trata de quantos amigos nas redes sociais você tem – o que importa é uma sensação real de conexão. Pessoas que fazem isso com apenas alguns amigos próximos são mais felizes e produtivas. Elas também têm menos probabilidade de sofrer de declínio do cérebro e da doença de Alzheimer. Se você se sentir sozinho, chame alguns amigos ou comece algo novo – dançar, jogar tênis ou baralho – que envolva outras pessoas.
Partes do cérebro ligadas ao aprendizado, memória e saúde mental são menores em pessoas que têm muitos hambúrgueres, batatas fritas e refrigerantes em sua dieta. Frutas vermelhas, grãos inteiros, nozes e vegetais com folhas verdes, por outro lado, preservam a função cerebral e retardam o declínio mental. Portanto, da próxima vez que você começar a pegar um saco de batatas fritas, lembre-se disso e troque por um punhado de nozes.
![[Colocar ALT]](https://doutorjairo.uol.com.br/media/uploads/istock-_mulher_ouvindo_musica_pensativa.jpg)
Com seus fones de ouvido no volume máximo, você pode danificar permanentemente sua audição em apenas 30 minutos. Mas não se trata apenas de seus ouvidos: a perda auditiva em adultos mais velhos está associada a problemas cerebrais, como Alzheimer e perda de tecido cerebral. Isso pode ser porque seu cérebro tem que trabalhar tanto para entender o que está sendo dito ao seu redor que não consegue armazenar o que você ouviu na memória. Portanto, abaixe o volume – não mais do que 60% do volume máximo do seu dispositivo – e tente não ouvir por mais de algumas horas por vez.
Quanto mais tempo você ficar sem exercícios regulares, maior será a probabilidade de você ter demência. Também é mais provável que você tenha diabetes, doenças cardíacas e pressão alta – e todas essas condições podem estar relacionados ao alzheimer. Você não precisa começar a correr maratonas – meia hora no quintal ou uma caminhada rápida pela vizinhança vai funcionar. O importante é fazê-lo pelo menos três dias por semana.
Apesar de todos os avisos e comprovações dos malefícios que o fumo traz, você continua fumando. E isso pode encolher o seu cérebro – o que definitivamente não é uma coisa boa. Isso piora a memória e aumenta a probabilidade de você desenvolver alguma demência, incluindo a doença de Alzheimer. Lembrando que fumar também causa doenças cardíacas, diabetes, derrame e pressão alta.
Se você comer muito – mesmo o tipo certo de comida – seu cérebro pode não ser capaz de construir a forte rede de conexões que o ajudam a pensar e lembrar. Comer em excesso por muito tempo pode deixar você perigosamente acima do peso, o que pode causar doenças cardíacas, diabetes e pressão alta – tudo relacionado a problemas cerebrais e doença de Alzheimer.
Se você não receber luz natural suficiente, pode ficar deprimido e isso pode desacelerar seu cérebro. Pesquisas também mostram que a luz solar ajuda a manter o cérebro funcionando bem. Portanto, aproveite a luz do sol, sempre protegendo a pele.
Fonte: WebMD
Veja também: