Doutor Jairo
Leia » Saúde mental

7 dicas rápidas para melhorar sua memória

O estilo de vida afeta a memória, por isso, vale a pena ter uma alimentação saudável e praticar exercícios - iStock
O estilo de vida afeta a memória, por isso, vale a pena ter uma alimentação saudável e praticar exercícios - iStock

Redação Publicado em 07/01/2022, às 13h00

Lapsos de memória todos nós temos. Você não consegue encontrar as chaves do carro – de novo. Conhece uma pessoa em uma festa e, cinco minutos depois, esquece o nome dela. Sai do supermercado e não tem ideia de onde seu carro está estacionado. Relaxe. Ninguém tem uma memória perfeita e não há problema em ter alguns episódios assim, mesmo se você ainda for jovem.

O que é normal?

Coisas que você aprendeu recentemente – como o exemplo citado, um nome em uma festa – são as mais difíceis de lembrar, porque ainda não criaram raízes em sua mente. Também é comum esquecer onde você colocou algo ou um compromisso que estava na sua agenda. Na maioria das vezes, isso acontece porque, em primeiro lugar, você não estava prestando muita atenção. Talvez tenha se concentrado em não derramar sua taça de vinho em vez de aprender o nome da nova pessoa, ou estava pensando em sua lista de compras em vez de onde deixou seu carro. Você também tende a esquecer as coisas quando está doente, sob cansaço ou estresse.

Truques rápidos

Existem coisas que você pode fazer para melhorar suas lembranças do dia a dia. Você pode ter que organizar (ou reorganizar) a sua vida um pouco.

Organize-se: guarde os itens que costuma perder no mesmo lugar, e é menos provável que eles desapareçam no futuro. Instale um gancho para chaves e uma estação de recarga de telefone celular para que tenham lugares específicos.
Anote: quando se trata de controlar agenda, números de telefone e aniversários, pegue caneta e papel. Mesmo que você não olhe para suas anotações, o ato de escrevê-las pode ajudá-lo a se lembrar das coisas.
Consulte a agenda: tenha uma agenda ou calendário de parede e escreva reuniões, compromissos, passeios em família – e tudo o mais – neles. Olhe para a programação do dia seguinte antes de ir para a cama, a fim de ajudar a manter os acontecimentos atualizados em sua mente.
Faça jogos de palavras: crie uma senha on-line inesquecível usando uma sigla. Crie uma sigla ou frase fácil de lembrar. Por exemplo, você pode usar o ano em que seu time favorito ganhou um grande prêmio: ECCPMFI2012 pode significar Esporte Clube Corinthians Paulista Mundial Fifa Interclubes em 2012. Significa algo para você, então você se lembrará, e não será fácil para um hacker descobrir. Se a senha foi atribuída, crie uma frase que se encaixe nela.
Repita, repita, repita: desde o nome de uma pessoa que você acabou de conhecer até um endereço que você precisa saber, dizer algo de novo e de novo pode ajudar a mantê-lo em sua mente.
Trabalhe para isso: faça algo para desafiar seu cérebro – aprenda um novo idioma, discuta livros com seus amigos ou relaxe com palavras cruzadas.
Socialize: pessoas que são voluntárias ou apenas mantêm contato com amigos e familiares têm maior probabilidade de ficarem alertas.

[Colocar ALT]
Vale a pena investir na dieta mediterrânea para melhorar a memória - iStock

Estilo de vida e memória

O estilo de vida afeta a memória. Por exemplo, sua dieta desempenha um papel importante. Se colesterol, pressão sanguínea e açúcar no sangue estiverem muito altos, os vasos sanguíneos dentro e ao redor do cérebro podem ficar obstruídos ou danificados. Um estudo de Harvard mostrou que pessoas que comem mais gordura saturada (encontrada em carnes gordas, embutidos e laticínios) se saem pior em testes de memória do que aquelas que comem menos.

Se você está tentando fazer melhores escolhas alimentares, considere a dieta mediterrânea. Essa forma de comer – que contém peixes ricos em ômega-3, azeite de oliva saudável para o coração e muitos produtos frescos – tem sido associada à proteção do pensamento e da memória.

Adivinhe o que mais é tão bom para a sua memória quanto para o resto do seu corpo? Exercício regular. Ele promove o fluxo sanguíneo para o cérebro. Você deve praticar 30 minutos por dia, e precisa dormir regularmente, o que ajuda o cérebro a arquivar memórias para que você possa acessá-las mais tarde.

Se você fuma, pare. Isso danifica os vasos sanguíneos. Se você bebe bastante, diminua a ingestão. Pesquisas mostram que beber muito pode atrapalhar sua memória. Beber moderadamente (não mais do que 1 dose por dia para mulheres ou 2 para homens), entretanto, pode realmente ter um efeito de proteção.

Memória e envelhecimento

Os lapsos de memória parecem piorar com o passar dos anos. Você começa lentamente a perder células cerebrais a partir dos 20 anos, e certas substâncias químicas de que essas células precisam também diminuem. Portanto, faz sentido que sua memória seja mais nítida aos 25 do que aos 55 ou 75.

Mudanças importantes na memória nem sempre sinalizam doença de Alzheimer. Elas podem ser causadas por derrames, ferimentos na cabeça, falta de vitaminas na dieta ou problemas de sono. Eles podem até ser um efeito colateral de um dos medicamentos que você está tomando. Em caso de dúvida, consulte um médico para resolver o problema.

Existem bandeiras vermelhas que podem revelar um problema mais sério. Se seus deslizes acontecem com frequência (você esquece onde estacionou todos os dias) ou atrapalham o dia a dia (você não consegue administrar um talão de cheques ou não lembra onde mora), consulte um médico. Verifique se sua família ou amigos dizem que você não tem certeza de quem é alguém – e é uma pessoa que você conhece bem, como um amigo próximo ou parente.

E, se você mora com alguém cuja personalidade mudou ou parece confusa – ela não tem certeza de onde está ou em que ano estamos –, leve-a ao médico.

Fonte: WebMD

Veja também: