7 benefícios surpreendentes da atemoia

Ainda pouco conhecida, ela é o resultado de um cruzamento de duas frutas: a cherimoia e a fruta-do-conde

Redação Publicado em 18/07/2025, às 10h00

Ela tem um sabor adocicado semelhante ao de outras frutas tropicais, como banana e abacaxi - iStock

A atemoia (Annona cherimola) é uma fruta verde, em formato de cone, com casca coriácea (textura semelhante ao couro, ou seja, rígida e seca) e polpa cremosa e doce. Ela é o resultado de um cruzamento de duas frutas: a cherimoia e a fruta-do-conde (também é conhecida como pinha ou ata). O resultado da mistura trouxe uma fruta de sabor mais doce que as originais.

Ainda pouco conhecida, com suas raízes nas regiões tropicais da América do Sul, especificamente Peru, Equador e Colômbia, a atemoia é cultivada em áreas tropicais com altitudes elevadas. Pode ser consumida com uma colher e servida gelada como um creme, por exemplo. Tem um sabor adocicado semelhante ao de outras frutas tropicais, como banana e abacaxi. E a melhor época para encontrá-la e consumi-la é o inverno.

A seguir, confira sete benefícios surpreendentes da atemoia.

1-Rica em antioxidantes

A atemoia é rica em antioxidantes, que combatem os radicais livres no corpo. Certos compostos presentes na fruta — incluindo ácido caurenoico, flavonoides, carotenoides e vitamina C — têm poderosos efeitos antioxidantes. Os antioxidantes carotenoides da atemoia, como a luteína, podem ser particularmente poderosos. Pesquisas sugerem que alimentos ricos em carotenoides podem melhorar a saúde ocular e reduzir o risco de doenças cardíacas e certos tipos de câncer.

2-Pode beneficiar a saúde ocular

A atemoia é rica em luteína, um dos principais antioxidantes para os olhos, um carotenoide antioxidante que mantém a visão saudável, combatendo os radicais livres. Pesquisas associam a alta ingestão de luteína à boa saúde ocular e a um menor risco de degeneração macular relacionada à idade (DMRI), uma condição caracterizada por danos aos olhos e perda da visão. A luteína também pode proteger contra outros problemas oculares — incluindo catarata, que é uma turvação dos olhos que causa problemas de visão e perda da visão.

3-Previne a pressão alta

A atemoia é rica em nutrientes que ajudam a regular a pressão arterial, como potássio e magnésio. Uma xícara (160 gramas) da fruta contém 10% da IDR (ingestão diária recomendada) de potássio e mais de 6% da IDR de magnésio. Tanto o potássio quanto o magnésio promovem a dilatação dos vasos sanguíneos, o que, por sua vez, ajuda a reduzir a pressão arterial. A pressão alta pode aumentar o risco de doenças cardíacas e derrames. Uma revisão de 2017 encontrou uma relação inversa entre a ingestão de magnésio e o risco de pressão alta, ao comparar pessoas com maior ingestão de magnésio com aquelas com menor ingestão. Cada ingestão adicional de 100 mg de magnésio por dia foi associada a um risco 5% menor de pressão alta.

4-Promove uma boa digestão

Uma xícara (160 gramas) de atemoia oferece quase cinco gramas de fibra alimentar, o que representa entre 12% e 19% da IDR. Como a fibra não pode ser digerida ou absorvida, ela adiciona volume às fezes e ajuda a movê-las pelo intestino. Ao promover movimentos intestinais saudáveis ​​e nutrir as bactérias intestinais, a fruta e outros alimentos ricos em fibras podem promover uma saúde digestiva ideal.

5-Tem propriedades anticancerígenas

Alguns dos compostos da atemoia podem ajudar a prevenir o câncer, pois ela contém flavonoides, incluindo catequina, epicatequina e epigalocatequina, que demonstraram interromper o crescimento de células cancerígenas em estudos em tubos de ensaio. Além disso, estudos populacionais sugerem que indivíduos que consomem dietas ricas em flavonoides têm menor risco de desenvolver certos tipos de câncer. No entanto, mais estudos em humanos são necessários para compreender completamente como o composto encontrado na cherimóia e em outras frutas afeta o câncer.

6-Pode combater a inflamação

A inflamação crônica está associada ao aumento do risco de muitas doenças, incluindo doenças cardíacas e câncer. Notavelmente, a atemoia fornece vários compostos anti-inflamatórios, incluindo o ácido caurenoico. Este ácido tem fortes efeitos anti-inflamatórios e demonstrou diminuir certas proteínas inflamatórias. Além disso, a atemoia possui catequina e epicatequina, antioxidantes flavonoides que demonstraram ter poderosos efeitos anti-inflamatórios em estudos em tubos de ensaio e animais. 

7-Reforça a imunidade

Como outras frutas tropicais, a atemoia é rica em vitamina C, um nutriente que reforça a imunidade, combatendo infecções e doenças. A deficiência de vitamina C está associada à imunidade comprometida e ao risco de infecções. Consumir atemoia e outros alimentos ricos nessa vitamina é uma maneira fácil de garantir uma saúde imunológica adequada.

Efeitos colaterais

Embora a atemoia ofereça benefícios impressionantes à saúde, ela contém pequenas quantidades de compostos tóxicos. Para apreciá-la e limitar sua exposição à anonacina, remova e descarte as sementes e a casca antes de comê-la.

Como consumir

A atemoia pode ser encontrada em muitos supermercados e lojas de produtos naturais, mas pode não estar disponível dependendo da sua localização. Ela deve ser armazenada em temperatura ambiente até ficar macia e, em seguida, mantida na geladeira por até três dias. Para prepará-la, remova e descarte a casca e as sementes, depois fatie com uma faca e corte a fruta em pedaços. Ela fica deliciosa em salada de frutas, misturada com iogurte ou aveia, ou em smoothies ou molhos para salada. Você também pode comer atemoia gelada como um creme, cortando a fruta ao meio e retirando a polpa com uma colher.

 

nutrição alimentação frutas inverno

Leia também

Banana: 11 benefícios para a saúde baseados em evidências


Confira 5 benefícios da maçã para a saúde


Morango: conheça benefícios e sugestões de como consumir


Manga: conheça 10 benefícios desta fruta deliciosa