Doutor Jairo
Leia » Dermatologia

5 sinais de câncer de pele que vão além de uma pinta anormal

Se uma mancha não desaparecer e, ao contrário, crescer, vale a pena consultar um dermatologista - iStock
Se uma mancha não desaparecer e, ao contrário, crescer, vale a pena consultar um dermatologista - iStock

Redação Publicado em 18/10/2022, às 12h00

Os dermatologistas sempre recomendam uma verificação da pele - pelo autoexame - em casa de tempos em tempos, mas você sabe o que está procurando? Embora o sinal mais óbvio de câncer de pele seja uma pinta de aparência anormal ou uma mancha que cresceu ou mudou desde a última vez que você a olhou, essas não são as únicas coisas a serem observadas. O melanoma, no entanto, pode ser investigado verificando os sinais de assimetria, bordas irregulares, cor, diâmetro e evolução, a chamada regra ABCDE.

Os três principais tipos de câncer de pele – os carcinomas basocelulares ou espinocelulares e o melanoma – geralmente parecem diferentes, e alguns tipos mais raros podem ser confundidos com outras condições da pele.

1-Uma protuberância translúcida e cerosa

Às vezes, o câncer de pele aparece na forma de uma protuberância clara ou da cor da pele. Muitas pessoas não sabem o que é no início e pensam que é uma acne ou uma picada de inseto e acham que logo vai passar. Isso pode ser um câncer de pele de células basais ou escamosas em estágio inicial, mesmo que nunca sangre, cause dor ou outros sintomas.

Se você encontrar uma protuberância dura na pálpebra, é possível que seja um sinal de câncer de pele raro que começa nas glândulas sebáceas e é chamado de carcinoma da glândula sebácea, de acordo com a Academia Americana de Dermatologia. E um nódulo brilhante ou firme sob a pele – geralmente na cabeça, pescoço ou tronco – pode ser um sinal do chamado carcinoma de células de Merkel, de acordo com a Clínica Mayo.

2-Uma mancha escamosa

Uma erupção escamosa na pele pode ter várias causas. Se você se hidratar e ela não desaparecer em poucos dias, vale a pena fazer uma consulta. Esse pode ser um sinal de carcinoma basocelular ou de células escamosas. Pode parecer apenas um pequeno pedaço de pele que é meio escamoso e não cicatriza, e que também pode estar crescendo lentamente.

3-Qualquer coisa com crosta ou que escorra

Uma lesão "clássica" de carcinoma basocelular escorre, forma crostas e não cicatriza. É como uma ferida crônica. E quaisquer manchas que sangram, expelem secreção ou têm crostas sem uma razão aparente devem definitivamente ser levadas à atenção de um dermatologista.

4-Lesões vermelhas ou roxas

O carcinoma de células de Merkel também pode aparecer como um nódulo azul, vermelho ou roxo, de acordo com a Clínica Mayo, e outro câncer raro, o sarcoma de Kaposi, também pode aparecer como pele descolorida. O sarcoma de Kaposi começa nos vasos sanguíneos, mas pode resultar em tumores ou manchas vermelhas, roxas ou marrons na pele (ou nas membranas mucosas, como o interior da boca), de acordo com a Associação Americana do Câncer. Geralmente surge apenas em pessoas com sistema imunológico já enfraquecido, como as que têm Aids.

5-Qualquer coisa que não desapareça

Às vezes, outros sintomas de câncer de pele não são tão óbvios, mas um sinal revelador é qualquer mancha que você notar que não desaparece. As pessoas têm pequenas lesões o tempo todo por causa de machucados, alergias, irritações na pele ou picadas de insetos, mas elas desaparecem em algumas semanas. O câncer de pele, não. Em vez disso, persiste e pode, eventualmente, se tornar sintomático. Essas manchas definitivamente devem ser mostradas ao dermatologista.

Fonte: Health

Veja também: