Doutor Jairo
Leia » Bem-estar

5 passos imbatíveis para melhorar o seu bem-estar

Ser fisicamente ativo ajuda a aumentar a autoestima e melhora o humor - iStock
Ser fisicamente ativo ajuda a aumentar a autoestima e melhora o humor - iStock

Redação Publicado em 27/07/2022, às 16h00

Segundo o dicionário, o termo “bem-estar” diz respeito a um “estado de satisfação plena das exigências do corpo e/ou do espírito”, bem como “sensação de segurança, conforto e tranquilidade". É a capacidade de um indivíduo suprir suas necessidades e se satisfazer com a vida.

Mas como atingir esse objetivo? Um artigo do National Health Service (NHS) revelou algumas dicas que podem ajudar a conquistar um bem-estar físico e mental muito melhor. 

1. Conecte-se com outras pessoas 

Bons relacionamentos são importantes para o seu bem-estar mental. Eles podem:

  • Ajudá-lo a construir um senso de pertencimento e autoestima;
  • Dar a oportunidade de compartilhar experiências positivas;
  • Fornecer apoio emocional e permitir que você apoie os outros.

Há muitas coisas que podem te ajudar a construir relacionamentos mais fortes e mais próximos: tire um tempo para estar com a família, marque um encontro com amigos que você não vê há muito tempo, seja voluntário , desligue as tecnologias e jogue um jogo com filhos, amigos ou familiares.

2. Seja fisicamente ativo

Ser ativo não é apenas ótimo para sua saúde física. Evidências mostram que estar em movimento também pode melhorar o bem-estar porque:

  • Eleva a autoestima;
  • Ajuda a definir metas ou desafios e alcançá-los;
  • Causa alterações químicas no cérebro que podem mudar positivamente o humor; 

Confira:

3. Aprenda novas habilidades

Pesquisas sugerem que aprender novas habilidades também pode melhorar o bem-estar por ser uma forma de aumentar a autoconfiança e a autoestima, ajudar a construir um senso de propósito, além de permitir uma maior conexão com outras pessoas.

Mesmo que você sinta que não tem tempo suficiente, ou talvez não precise aprender coisas novas, existem muitas maneiras de trazer aprendizado para a sua vida, seja aprendendo a cozinhar, a falar uma nova língua, aderindo a uma nova responsabilidade no trabalho ou mesmo começando um novo hobby.

4. Seja gentil e solidário 

Pesquisas mostram que atos de doação e bondade podem ajudar a melhorar o bem-estar por diversos motivos:

  • Criando sentimentos positivos e um senso de recompensa;
  • Dando um sentimento de propósito e autoestima;
  • Ajudando você a se conectar com outras pessoas.

Sejam pequenos atos para com outras pessoas mais próximas, ou em proporções maiores como o voluntariado em sua comunidade local. Alguns exemplos das coisas que você pode tentar incluem: agradecer a alguém por algo que fez por você; perguntar a amigos, familiares ou colegas como eles estão e estar atento à resposta, passar tempo com amigos ou parentes que precisam de apoio, entre tantas outras opções.

5. Preste atenção ao momento presente (atenção plena)

Prestar mais atenção ao momento presente pode melhorar o bem-estar mental e físico. Isso inclui seus pensamentos e sentimentos, seu corpo e o mundo ao seu redor.

Algumas pessoas chamam essa consciência de "atenção plena". Ela pode te ajudar a aproveitar mais a vida e entender-se melhor, mudando positivamente a forma como você se sente e como aborda desafios.

Veja também: