
Redação Publicado em 19/12/2025, às 10h00
Viajar é sempre maravilhoso, mas é preciso tomar alguns cuidados para não correr o risco de perder parte preciosa do seu passeio de cama ou no banheiro.
Passar muito tempo em locais aglomerados, como rodoviárias e aeroportos, por exemplo, aumenta o risco de contrair alguma infecção. Comer em barracas de praia ou mesmo fazer piquenique sem os devidos cuidados também pode causar intoxicações alimentares, para citar outro exemplo.
Veja, a seguir, algumas recomendações simples para você curtir sua viagem com saúde. Confira:
A maioria dos vírus e bactérias é transmitida quando você toca uma superfície contaminada. Mas também é possível se infectar pelo ar, bem como por água ou alimentos contaminados. Veja algumas dicas para minimizar os riscos:
Manter-se hidratado é crucial para uma viagem saudável, especialmente se você estiver voando. As membranas mucosas do nariz fazem parte da defesa natural do corpo contra bactérias e vírus. O ar na cabine de um avião é extremamente seco; a desidratação e o ar seco podem ressecar as passagens nasais, o que torna as pessoas mais suscetíveis ao espirro, por exemplo.
Beber bastante água também evita a desidratação, se o seu destino for algum lugar mais quente, bem como a prisão de ventre, um problema comum para quem muda de rotina.
Leia também: Piores alimentos para comer na praia
Dormir o suficiente ajuda a manter seu sistema imunológico forte. Tente dormir bem no dia anterior e mantenha um horário regular de sono o máximo possível durante a viagem. Aqui estão algumas dicas para ajudá-lo a obter as sete a nove horas recomendadas de sono todas as noites:
Manter uma boa dieta irá mantê-lo saudável durante todo o ano, mas especialmente enquanto estiver viajando. Comer uma dieta equilibrada, com foco em alimentos integrais, verduras e frutas, ajuda bastante a apoiar seu sistema imunológico.
E tome cuidado com o consumo de bebida alcoólica, para não perder horas preciosas da sua viagem com a ressaca. Controle a quantidade, evite beber com o estômago vazio e alterne o álcool com água ou sucos.
Para não correr o risco de sofrer uma insolação, não deixe de usar um protetor solar adequado à sua pele e reaplicar várias vezes ao dia. Também não deixe de usar chapéu e guarda-sol, além de evitar a exposição prolongada entre 10h e 16h. Aproveite a hora do almoço para descansar longe do sol.