Doutor Jairo
Leia » Saúde renal

4 fatos sobre os rins que você talvez não sabia

Os rins desempenham um papel central na regulação da pressão arterial - iStock
Os rins desempenham um papel central na regulação da pressão arterial - iStock

Você sabia que os rins são importantes para o combate à anemia? E que é neles que se inicia o controle da pressão arterial? Veja, a seguir, quatro fatos e curiosidades sobre esses órgãos:

1) O rim produz um importante hormônio que combate a anemia

O rim produz o hormônio eritropoetina, que é responsável por estimular a produção dos glóbulos vermelhos lá na medula óssea, que são as células responsáveis por carregar o oxigênio da circulação para os tecidos. Quando o paciente é portador de doença renal crônica, nas fases intermediárias para avançadas, o nível de eritropoetina cai. Desta forma, ele começa a apresentar os clássicos sinais de anemia: fadiga, sonolência, mal-estar, falta de concentração e palidez.

2) Os dois maiores rins já retirados pesavam juntos 35 kg

A doença renal policística é uma doença genética, causa frequente de doença renal crônica terminal (que levam os pacientes à diálise).  Nesta doença, os rins ficam cheios de cistos, que contêm líquido ou até sangue. Os rins vão crescendo e preenchendo todo o abdome, causando desconforto e compressão de outros órgãos.  Em outubro de 2021, os Hospitais da Universidade de Oxford relataram que o paciente Warren Higs foi submetido a uma cirurgia para a retirada dos dois rins, que pesavam juntos 35 kg! O maior peso já relatado.

3) O rim direito é um pouco menor e fica mais baixo que o rim esquerdo

Os rins estão localizados na porção posterior do abdome e suas extremidades superiores estão localizadas na altura dos arcos costais mais inferiores (10ª a 12ª costelas torácicas). O rim direito quase sempre é menor e está situado um pouco abaixo do rim esquerdo.

4) O rim regula a pressão arterial

É por isso que pressão alta deve ser preferencialmente tratada pelo nefrologista! É nos rins onde tudo começa. O rim desempenha um papel central na regulação da pressão arterial. O controle, feito pelo rins, do volume de líquido do corpo e da pressão de perfusão renal (que é o quanto de sangue chega ao rim)  estão intimamente envolvidos na manutenção da circulação arterial e da pressão sanguínea. A pressão de perfusão da artéria renal regula diretamente a excreção de sódio - um processo conhecido como natriurese por pressão - e influencia a atividade de vários sistemas, como o sistema renina-angiotensina-aldosterona. Além disso, qualquer dano ao rim ou à vasculatura renal comumente levam a formas secundárias de hipertensão.

Dra. Caroline Reigada

Dra. Caroline Reigada

Médica nefrologista, especialista em medicina interna pela Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo e em nefrologia pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. Também é especialista em medicina intensiva pela Associação de Medicina Intensiva Brasileira. Formada pela Faculdade de Medicina da Universidade de Santo Amaro, atualmente é médica do Hospital Alemão Oswaldo Cruz. Instagram: @dracaroline.reigada.nefro

* Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Site Doutor Jairo