Doutor Jairo
Leia » Sono

3 dicas para ajudar as crianças a dormirem melhor (e o necessário)

Crianças e adolescentes precisam de oito a dez horas de sono por noite - iStock
Crianças e adolescentes precisam de oito a dez horas de sono por noite - iStock

Redação Publicado em 02/09/2022, às 16h00

O sono de má qualidade ou insuficiente tem um grande potencial de comprometer a saúde, trazendo prejuízos de curto e longo prazo, como acidente vascular cerebral (AVC), hipertensão, infarto, Alzheimer, maior risco de diabetes, entre outros. Por isso, ter uma boa noite de sono garante saúde e qualidade de vida.

O sono é ainda mais importante para as crianças. Sem dormir uma quantidade suficiente (e com qualidade), elas são mais propensas a apresentarem problemas de saúde e de comportamento, como dificuldade de aprendizado.

Segundo um artigo da Harvard Health Publishing, algumas atitudes simples podem ajudar pais e cuidadores a fazerem com que as crianças durmam o suficiente e com qualidade:

1. Tenha uma rotina

Nossos corpos funcionam melhor quando dormimos e acordamos em horários parecidostodos os dias, por isso é essencial estabelecer uma rotina para os pequenos. Crianças e adolescentes precisam de oito a dez horas de sono por noite, ou seja, um jovem que precisa acordar às 7h deve estar se preparando para dormir às 21h e estar na cama às 22h.  Embora não seja um grande problema ficar acordado um pouco mais tarde nos fins de semana, não deixe a hora de dormir variar por uma hora ou mais.

Confira:

2. Desligue as telas

A luz azul emitida pelas telas pode influenciar – e muito – no sono das crianças. O melhor a se fazer é evitá-las até duas horas antes da hora de dormir, usando esse tempo para que os pequenos possam começar a se preparar para ir para a cama. A única maneira real de conseguir isso é tirar todos os dispositivos do quarto. No caso de adolescentes, no mínimo, certifique-se de que o telefone está no modo “não Perturbe” durante a noite.

3. Tenha um ambiente adequado para o sono

Procure criar um ambiente que incentive um sono tranquilo e de qualidade. Acalme as coisas, abaixe o volume da televisão ou tente não fazer muito barulho depois que as crianças vão para a cama. Veja outros itens que podem te ajudar nessa missão:

  • Aparelho de ruído branco no quarto;
  • Cortinas escuras podem fazer a diferença para crianças que tendem a acordar à primeira luz do amanhecer;
  • Limite a cafeína. O ideal é colocar um horário limite para a última xícara, de preferência até às 14h, já que o café demora, em média, seis horas para deixar o corpo. E lembre-se, chocolate e refrigerante também têm cafeína;
  • Limite os cochilos. À primeira vista, eles até podem parecer uma boa ideia, mas também são capazes de interferir no sono noturno;
  • Certifique-se que as crianças se exercitam. Isso não é apenas importante para a saúde, mas também as ajuda a dormir melhor. 

Veja também: