Doutor Jairo
Assista » Bem-estar

Você já ouviu falar de “Cicle Syncing”?

A mulher poderia sincronizar trabalho, alimentação, sexo e atividade física de acordo com o ciclo - iStock
A mulher poderia sincronizar trabalho, alimentação, sexo e atividade física de acordo com o ciclo - iStock

Já pensou se você pudesse planejar sua rotina de acordo com a fase do ciclo menstrual que você atravessa?

Pensar no que você vai fazer conforme a sua disposição física e mental condicionadas pelas variações hormonais que acontecem ao longo do mês?

Talvez esse fosse um sonho de consumo para muitas mulheres, principalmente para aquelas que enfrentam uma fase mais crítica de Tensão Pré-Menstrual.

Ajuste entre rotina e ciclo menstrual

Essa é a ideia por trás da hashtag#cyclesyncing, que está viralizando nas redes sociais. A trend ganhou força depois que as jogadoras da seleção de futebol dos EUA propuseram agendar seus treinos de acordo com essa proposta.

A mulher poderia sincronizar trabalho, namoro, alimentação, sexo, atividade física e entre outras possibilidades, conforme a fase do ciclo menstrual.

Será que rola? Será que você já ajustou um date, por exemplo, para os dias em que você já sabia que estaria mais disposta ou animada?

Alinhar as obrigações e prazeres com as fases do ciclo não é tarefa fácil em um mundo masculino, que não valoriza essas questões, e que inclusive faz piadas ou chacotas com as eventuais dificuldades enfrentadas pelas mulheres em algumas fases mais árduas do mês.

O que acontece nas diferentes fases? 

Assim, por exemplo, na semana da menstruação, a mulher pegaria mais leve em seus compromissos, tentaria fazer menos esforço e ter mais paz.

Já na fase folicular, com níveis mais elevados de estrógeno, haveria maior energia e disposição.

Na ovulação, muitas mulheres sentem mais desejo, o que poderia ajudar no dia daquele date tão esperado.

Não é só monitorar o ciclo, mas também seguir as oscilações do mês para poder se programar.

Você sente muitas variações de energia e disposição ao longo do mês? Para algumas mulheres, essas oscilações são muito mais evidentes e marcantes do que para outras.

De qualquer forma, entender como seu corpo e seu humor mudam ao longo do mês pode ser uma experiência bem importante.

E se não der para sincronizar energia e compromissos, que tal pelo menos contar com o bom senso e compreensão dos pais, irmãos, parceiros e filhos que fazem parte da sua vida? Já seria um bom começo, não?

Homens, que tal essa colaboração?

Esse conteúdo é uma parceria com Nuaá.

View this post on Instagram

A post shared by NUAÁ (@sounuaa)

Dr. Jairo Bouer

Dr. Jairo Bouer

Médico psiquiatra com formação na Faculdade de Medicina da USP (Universidade de São Paulo), biólogo pela UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina), e mestre em evolução humana e comportamento pela University College London, além de palestrante e escritor. Twitter: @JairoBouerDr