Doutor Jairo
Assista » Tira Dúvidas

"Remédios dão sono e não posso perder o emprego; o que eu faço?"

É muito importante que você explique exatamente para o seu médico quais são as suas preocupações e dificuldades - iStock
É muito importante que você explique exatamente para o seu médico quais são as suas preocupações e dificuldades - iStock

Redação Publicado em 14/01/2021, às 19h03

Sofro por problemas psicológicos há anos e sempre tomei remédios regularmente. Mas agora já estou sem há algum tempo e me sinto péssimo, por isso vou ao psiquiatra, porém tenho medo de ficar letárgico no trabalho. Tenho 18 anos e não posso perder esse emprego, mas estou enlouquecendo. O que eu faço?

Toda vez que temos alguma dificuldade psicológica ou de saúde mental, precisamos buscar ajuda, concordo totalmente com você. Porém, existem outras alternativas além dos remédios para buscar esse auxílio, como conversar com os amigos, ter uma rede de apoio ou até mesmo fazer parte de grupos online que compartilham do mesmo problema que você.

Além disso, também é bastante recomendado procurar um profissional de psicoterapia para que você possa se entender, perceber melhor quais são as suas dificuldades e como lidar com elas. Entretanto, se você de fato precisar de remédios, é importante conversar com o seu médico, explicar que você não quer e não pode ficar letárgico, para não perder esse emprego. 

Sendo médico psiquiatra eu posso te afirmar que temos à disposição uma infinidade de tratamentos, remédios, recursos e estratégias que podem melhorar a sua dificuldade sem causar sono, letargia e diminuição de reflexos. Sendo assim, é muito importante que você explique exatamente para o seu médico quais são as suas preocupações e dificuldades para que ele possa indicar o melhor esquema terapêutico.

Vale ressaltar que o melhor esquema terapêutico para você pode não ser bom para outra pessoa e, por isto mesmo, é muito importante dosarmos e encontrarmos o que é adequado para o seu caso, fazendo todos os ajustes necessários no processo.