Pular para o conteúdo

Será que um dia vou poder parar de tomar antidepressivo? Jairo Bouer comenta

Jairo Bouer

21/09/2020 16:26




Dúvida da Silvia: Já tive três crises de depressão, tomo remédio sem parar há quase cinco anos e eu queria, um dia, pensar na possibilidade de deixar o remédio de lado. Você acha que eu estou sonhando? Será que um dia eu vou poder parar?

Dr. Jairo Bouer: Silvia, é complicado a gente dizer, à distância, o que você pode ou não pode fazer com relação a tua medicação, e se tratando de um caso de depressão. Mas eu vou te dar algumas orientações.

A primeira orientação é a seguinte: você já teve três crises de depressão, o que sinaliza pra gente que você tem possivelmente um quadro crônico, uma doença que, quando você trata, você melhora; se você se mantém em tratamento, você fica bem, mas que se você larga o tratamento, ou, eventualmente, se esse tratamento não está adequado, essas crises de depressão podem voltar.

Como três crises indicam pra gente um quadro mais crônico, é bem possível que você tenha que tomar remédio por muito tempo ou talvez a vida toda.

Depressão pode ser uma doença crônica, como outras doenças crônicas, e, muitas vezes, ela exige mudanças de hábitos de vida e uso de medicamento de forma contínua.

Se você não está satisfeita com o teu tratamento ou se os efeitos estão te incomodando, procura teu médico, conversa com ele e ele vai adequar o seu esquema.

Só não para de tomar remédio por conta própria porque a gente não quer que você tenha outra crise. Concorda comigo? Boa sorte!

Ouça a resposta completa:

Veja também:

 

Saiba mais:

Exercício alivia depressão, mas pouca gente leva o conselho a sério

Conheça os sintomas da depressão

 

FIQUE POR DENTRO DAS ÚLTIMAS NOTÍCIAS