Doutor Jairo
Assista » Preocupação

Pênis do meu filho de 15 anos não se desenvolve; é normal?

Apesar de os pais terem oferecido, o garoto não quer ir ao urologista - iStock
Apesar de os pais terem oferecido, o garoto não quer ir ao urologista - iStock

Doutor, eu tenho um filho de 15 anos, e percebo que desde os 10 o pênis dele não tem se desenvolvido. Quando está mole, parece de uma criança menor de 10 anos. Já tentei conversar com ele para ir ao urologista, só que ele não quer. O que pode ser? Será que ainda tem tratamento?

Em primeiro lugar, é importante lembrar que o pênis dos meninos pode se desenvolver até diferentes idades, dependendo do momento em que ele começou o processo de mudança corporal, ou seja, a puberdade.

Ou seja: se ele começou um pouquinho mais tarde, esse desenvolvimento do pênis também pode acontecer até um pouco mais tarde.

Além disso, é importante a gente lembrar o seguinte: o tamanho do pênis fora de ereção não é parâmetro, já que alguns homens têm uma alteração muito grande do tamanho do pênis na ereção e fora da ereção. Então se o pênis é muito pequeno fora da ereção, isso não é um motivo para preocupação.

O mais importante é olhar se o resto do desenvolvimento físico dele está normal, e se ele está passando por todas as transformações esperadas para esse momento da vida dele, a adolescência.

Se você tiver alguma dúvida, e ele estiver com vergonha de ir ao urologista, de repente vocês podem ir ao pediatra, ou a um hebiatra (pediatra especializado em adolescência), ou até em um clínico geral para conversar. E você pode usar sempre o argumento que é importante que todo homem, mesmo os garotos, façam acompanhamentos periódicos com o médico para saber como está sua saúde.  

@jairobouer “Mãe preocupada com o tamanho” 😱 #jairoresponde#duvida#dicas#jairobouer#curiosidade#saude♬ som original - jairobouer
Dr. Jairo Bouer

Dr. Jairo Bouer

Médico psiquiatra com formação na Faculdade de Medicina da USP (Universidade de São Paulo), biólogo pela UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina), e mestre em evolução humana e comportamento pela University College London, além de palestrante e escritor. Twitter: @JairoBouerDr