Doutor Jairo
Assista » Dúvida

Como medir o tamanho do pênis?

Quando o pênis está flácido, seu tamanho pode variar muito - iStock
Quando o pênis está flácido, seu tamanho pode variar muito - iStock

Para medir o pênis, a gente mede quando ele está ereto?

Sim, pois quando ele está flácido, o tamanho varia muito. Dependendo da temperatura, ele pode ficar um pouco maior, se está frio pode encolher um pouco...Então, para que a gente tenha um parâmetro, você mede sempre o tamanho do pênis em ereção.

Quando a gente fala a média do brasileiro é 13 centímetros, que é mais ou menos o tamanho de uma caneta esferográfica sem tampinha, a gente está falando do tamanho do pênis em ereção.

@jairobouer "Como faço pra medir o tamanho?" 🤔 #jairoresponde#duvida#dicas#jairobouer#curiosidade#saude♬ som original - jairobouer

Por baixo, pelo lado ou por cima?

Uma das principais dúvidas de quem quer descobrir o tamanho do pênis é se a medição deve ser feita por baixo, pelo lado ou por cima. Existem diversas técnicas e possibilidades, mas a mais aceita é a medida por cima. 

Nesse caso, é preciso que o homem encoste a régua no púbis – osso localizado próximo ao pênis – e estique  até a ponta do pênis (a glande). Obviamente, se o prepúcio tiver um, dois ou três centímetros a mais do que o pênis, não entra na conta.  

Assim, o que deve ser levado em consideração é a dimensão do corpo do pênis, desde a base dele (no púbis), até a ponta – a glande. Se a medida for feita pela parte de baixo, provavelmente o resultado será maior. Mas essa não é a contagem adequada. A mesma coisa vale para a medição pelo lado do pênis. 

Tamanho não é documento 

Em ereção, a média do tamanho do pênis brasileiro é de 13 a 14 centímetros. Porém, não importa se o pênis tem um centímetro a mais ou um a menos. Vale lembrar que tamanho não é documento e, além disso, encanar demais com essa questão pode aumentar o risco de problemas relacionados à autoestima e insegurança

Dr. Jairo Bouer

Dr. Jairo Bouer

Médico psiquiatra com formação na Faculdade de Medicina da USP (Universidade de São Paulo), biólogo pela UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina), e mestre em evolução humana e comportamento pela University College London, além de palestrante e escritor. Twitter: @JairoBouerDr