Doutor Jairo
Assista » Dúvida

O que esperar da primeira vez no ginecologista?

É importante manter consultas ginecológicas regulares
É importante manter consultas ginecológicas regulares - iStock

Redação Publicado em 17/05/2021, às 14h23

Para muitas meninas, a primeira vez no ginecologista pode ser um momento de tensão. Por isso, Jairo Bouer se juntou à médica Fernanda Rossatto para tirar as principais dúvidas sobre o assunto e mostrar a importância das consultas ginecológicas.

Quando é o melhor momento para ir ao ginecologista?

Fernanda explica que a idade ideal é a partir da primeira menstruação, mas também é importante observar se a menina tem interesse no assunto e quer conhecer o seu próprio corpo. 

“Não adianta trazer uma adolescente forçada porque ela não vai criar vínculo. A primeira consulta, na realidade, é para criar um vínculo com o médico e despertar a curiosidade do conhecimento”, explica a ginecologista. “Existem várias maneiras de descobrir muita coisa, mas acho que esse tato pessoal é muito importante”.

Como vai ser a primeira consulta?

Isso vai depender da idade e da curiosidade da paciente. Geralmente, com meninas mais novas são muitas conversas sobre o corpo e seus ciclos, como a menstruação. “A primeira consulta é um bate-papo. Se a menina começar a se abrir e conversar, a gente pode ir para outra sala. A mãe pode até ir junto se a paciente desejar”, conta Fernanda.

Nesse momento também pode ocorrer a consulta, mas sempre com a médica explicando tudo o que está acontecendo. Um detalhe importante de contar é que, na maioria dos consultórios, a mulher recebe uma espécie de camisola, para que não precise ficar completamente nua.

“Mas se for uma pessoa muito fechada e tiver muito medo, a gente fica no bate-papo”, tranquiliza a ginecologista. “Depois tem o retorno. Eu sempre explico para a mãe que a gente vai conversando e orientando a adolescente”.

Por outro lado, se a adolescente já tem vida sexual ativa, a consulta contará com exames mais detalhados, usando espéculo para analisar o corpo de forma certeira.

Confira o vídeo completo sobre o assunto: