Doutor Jairo
Assista » Dúvida

Minha vagina é “apertada” demais no sexo; o que fazer?

A lubrificação vaginal deve ser incolor, sem cheiro e não provocar nenhum desconforto - iStock
A lubrificação vaginal deve ser incolor, sem cheiro e não provocar nenhum desconforto - iStock

Redação Publicado em 02/06/2022, às 18h00

“Doutor, minha vagina é apertada na hora da relação sexual. Isso é ruim. Dá uma dica, por favor?”

Se a mulher sente que a vagina fica "apertada" na hora da relação sexual é provável que ela não esteja tendo bons níveis de dilatação e de lubrificação.

Esse fenômeno, em geral, está relacionado a algum tipo de inibição. Ou seja, a mulher não está tão confortável com a parceria, está se sentindo insegura ou não tem intimidade suficiente. Isso acaba criando uma tensão, dificultando o relaxamento e, consequentemente, afetando a lubrificação.

Em casos como esse, o ideal é tentar relaxar, criar intimidade com o outro e ficar mais tranquila. Assim, é possível que o incômodo passe e a relação sexual fique mais prazerosa.

@jairobouer “APERTADA DEMAIS?” 🚨#jairoresponde #duvida #dicas #jairobouer #curiosidade #saude♬ som original - jairobouer

Para que serve a lubrificação?

A lubrificação é um mecanismo biológico e uma resposta ao estímulo sexual. Os homens liberam aquele líquido pré-ejaculatório porque ele pode facilitar a penetração e a vida dos espermatozoides. Ou seja: existe uma função biológica.

Na mulher, da mesma forma, a lubrificação natural facilita o sexo e a penetração e pode até facilitar a vida dos espermatozoides para que eles cheguem ao óvulo e haja a fecundação.

Confira:

Então, essas secreções fazem parte da vida sexual e até sinalizam que “vai tudo muito bem, obrigado”.

Vale lembrar ainda que, por ser uma resposta ao prazer e ao estímulo sexual, a lubrificação pode variar de mulher para mulher e de relação sexual também. Dessa forma, se a mulher está tranquila, confortável e excitada, as chances de ela ficar mais lubrificada são maiores. Em contrapartida, se ela não está satisfeita com a relação, está tensa ou não foi bem estimulada, a tendência é a lubrificação diminuir. 

O que pode influenciar na lubrificação?

As causas mais comuns são:

  • Baixos níveis de hidratação;
  • Presença de álcool ou de drogas no corpo;
  • Níveis exagerados ou reduzidos de atividade física;
  • Medicamentos prescritos;
  • Fase do ciclo menstrual;
  • Se você atingiu ou não a menopausa;
  • Níveis alterados de estresse.

Veja também: