Doutor Jairo
Leia » Saúde

3 dicas para limpar a vagina de forma correta

Confira as dicas - iStock
Confira as dicas - iStock

Redação Publicado em 23/03/2022, às 11h00

É normal que muitas mulheres se preocupem com o cheiro da vagina e pensem que não estão se limpando direito. Por isso, é importante dizer que a vagina tem um odor próprio e, obviamente, não terá cheiro de rosas ou de perfumes caros.

Confira:

Mas isso não significa também que você deva parar de limpá-la e deixar “a natureza agir”. Sendo assim, separamos algumas dicas de limpeza da região íntima para você ter certeza de que está se cuidando da maneira correta. Confira:

1. Papel higiênico tem um modo certo de ser passado!

Após fazer xixi, existe uma forma correta de passar o papel higiênico: de frente para trás. Isso é indicado justamente para evitar que as bactérias do ânus entrem em contato com a vagina.

2. Na hora do banho, evite… sabonete

Sim, você não leu errado. O mais recomendado pelos ginecologistas é que, na hora do banho, a pessoa lave sua vagina apenas com água. É claro que em períodos menstruais ou em um dia mais quente, a pessoa pode sentir necessidade de passar um sabonete. Nesses casos, o indicado é que seja um sabão neutro e que não haja exageros.

3. E por falar em banho, nada de água dentro da vagina

O corpo conta com um mecanismo de autolimpeza e por isso não há necessidade nenhuma de lavar dentro da vagina, seja com ducha íntima, seja com o próprio dedo. Se concentre na parte exterior, com bastante água, que tudo ficará bem!

E se houver alergias?

Se, mesmo seguindo essas dicas, a pessoa perceber que há alguma alergia na região da vagina ou que o cheiro é realmente muito forte, o recomendado é procurar um médico. Dessa forma, ele poderá analisar o quadro e pedir exames para entender melhor o que está acontecendo.

Assista também: