Doutor Jairo
Assista » Dúvida

Meu pênis tem 25 centímetros; dá para diminuir?

O tamanho do pênis tem influência direta com a genética - iStock
O tamanho do pênis tem influência direta com a genética - iStock

Redação Publicado em 17/10/2022, às 18h00

“Doutor, tenho 18 anos e um problema incomum. Tenho um pênis de 25 centímetros, entrei em um relacionamento recentemente, ainda não transamos, mas nos relacionamentos anteriores acabei machucando minhas parceiras na hora da intimidade. O senhor acha que, nesse caso, seria interessante fazer alguma cirurgia de redução? Tenho muita vergonha e medo de machucar a nova parceira.”

Não existe nenhum método que realize a redução de pênis, o que significa que o homem precisa aprender a trabalhar com o que ele tem. Em casos como esse, a recomendação é tentar ir um pouco mais devagar, caprichar na estimulação da parceria, não penetrar totalmente no começo, bem como descobrir uma posição que seja boa para ela e que não cause incômodo. 

Da mesma forma que precisamos fazer alguns ajustes em qualquer tipo de relação sexual, um homem com o pênis maior do que a média também precisa aprender a lidar melhor com esse tamanho.

@jairobouer "Machuca?" 😱 #jairoresponde#duvida#dicas#jairobouer#curiosidade#saude♬ Metamorphosis - Danilo Stankovic

Qual é a média de tamanho?

Um artigo publicado no Reino Unido usou 17 publicações feitas sobre a média peniana em um universo de mais de 15 mil homens, de todas as partes do mundo, que tiveram as medidas dos seus pênis conferidas. De acordo com os achados, o pênis médio tem as seguintes medidas:

  1. Em média, o pênis flácido dos homens tem, aproximadamente, nove centímetros; 
  2. Em média, o pênis dos homens em ereção tem cerca de 13 centímetros;
  3. A circunferência (espessura) do pênis em ereção tem, em média, 11 centímetros.

Confira:

O que define o tamanho de um pênis?

Assim como a cor dos olhos, o tamanho do nariz, a cor da pele, a estatura e diversos aspectos físicos, o tamanho do pênis também é determinado geneticamente.

Geralmente, é a última parte do corpo a terminar de se desenvolver e pode crescer até idades variadas, dependendo da pessoa. Quando o indivíduo entra na puberdade mais tarde, o pênis cresce até os 17 ou 18 anos. Depois dessa faixa etária, pode acontecer um aumento, mas ele é bem pequeno e nada significativo. 

Para aqueles meninos que começaram a se desenvolver muito cedo, o crescimento do pênis também pode parar antes, às vezes, com 15 ou 16 anos. 

Lembre-se: sexo não é só penetração

Vamos fazer uma analogia: o sexo é um grande parque de diversões, ou seja, tem vários brinquedos. Sendo assim, grande parte das pessoas, quando vai a um lugar como esse, gosta de frequentar mais algumas atrações do que outras. A mesma coisa acontece quando o assunto é relação sexual.

A penetração é um elemento importante no sexo, mas não é o único. Existem diversas outras possibilidades. Pode ter dia em que o casal não está muito a fim de fazer o "pacote completo" e opta só pela masturbação mútua ou pelo sexo oral, por exemplo. E não há nada de errado nisso. 

É um momento de intimidade entre o casal e ambos podem escolher ficar só se abraçando e focar nos beijos e nas carícias. Ou seja: o pênis é um acessório importante e, para a maioria das pessoas, é a “atração principal”. Entretanto, há muitas outras zonas erógenas envolvidas no sexo.

Veja também: