Doutor Jairo
Assista » Dúvida

Meu pênis “abre” no meio da noite; isso é normal?

A fimose é caracterizada pelo estreitamento do prepúcio, pele que recobre a cabeça do pênis - iStock
A fimose é caracterizada pelo estreitamento do prepúcio, pele que recobre a cabeça do pênis - iStock

Redação Publicado em 15/03/2022, às 17h30

“Doutor, tenho 14 anos e, quando vou dormir, no meio da noite, meu pênis acaba ‘abrindo’ sozinho e sempre acordo sem querer e tenho que arrumar. Isso é normal? Tem algo que eu possa fazer para isso não acontecer mais?”

O “abrir”, nesse caso, provavelmente, faz referência à saída da glande. O pênis, em geral, fica coberto pelo prepúcio, aquela pele que recobre a glande (cabeça do pênis) e, durante a noite, pode ocorrer uma ereção espontânea, a glande sair para fora do prepúcio e, ao acordar, ela estar exposta.

Isso tem algum problema? Não! Se a cabeça do pênis pode ser exteriorizada e colocada de novo dentro do prepúcio sem nenhuma dificuldade, não há nenhum problema. Além disso, também não existe nada que possa ser feito, o ideal é deixar a glande entrar e sair livremente.

@jairobouer “ELE "ABRE SOZINHO" À NOITE” 🚨#jairoresponde #duvida #dicas #jairobouer #curiosidade #saude♬ som original - jairobouer

Confira:

Quando é sinal de problema?   

Quando existe uma dificuldade de exteriorizar a glande, isso pode caracterizar um quadro de fimose. Nesse caso, há um estreitamento do prepúcio, o que acaba provocando dor, incômodo e favorecendo também o risco de uma infecção nesta região. 

Se a fimose está atrapalhando e incomodando, é importante procurar um médico para uma avaliação e, se for preciso, realizar uma cirurgia. Em casos de fimoses de um grau um pouco menor, o profissional vai analisar se vale ou não fazer um pequeno procedimento cirúrgico.

Quais os benefícios da cirurgia?

Inicialmente, a necessidade de um procedimento cirúrgico pode causar preocupação, entretanto, a cirurgia de fimose é simples e benéficaConfira alguns benefícios:

  • Aumento do desempenho sexual: sem a pele, a movimentação durante as relações sexuais torna-se mais agradável e fácil;
  • Elevação da sensibilidade da glande e, consequentemente, mais prazer;
  • Redução das chances de contrair infecções sexualmente transmissíveis (IST): como a pele do prepúcio é feita de uma mucosa, essas doenças podem se instalar com mais facilidade;
  • Melhora da higienização: sem a pele, a limpeza é mais simples e rápida.