Doutor Jairo
Ouça » Dúvida

Fimose pode atrapalhar o crescimento do pênis?

A fimose é caracterizada pelo estreitamento do prepúcio, pele que recobre a cabeça do pênis - iStock
A fimose é caracterizada pelo estreitamento do prepúcio, pele que recobre a cabeça do pênis - iStock

Redação Publicado em 04/10/2021, às 09h00

“Doutor, a fimose pode atrapalhar o crescimento do meu pênis?”

A fimose não atrapalha o crescimento ou o tamanho final do pênis. Porém, se for uma condição em um grau significativo, ela pode dificultar a higiene e a limpeza da região e, eventualmente, levar a uma infecção que provoca muito desconforto. 

Vale lembrar que a fimose é o estreitamento do prepúcio, a pele que recobre a glande (cabeça do pênis). Com isso, fica mais difícil colocar exteriorizar a glande, provocando dor, incômodo e favorecendo também o risco de uma infecção nesta região. 

O que pode ser feito?

Se a fimose está atrapalhando e incomodando, é importante procurar um médico para uma avaliação e, se for preciso, realizar uma cirurgia. Em casos de fimoses de um grau um pouco menor, o profissional vai analisar se vale ou não fazer um pequeno procedimento cirúrgico. 

Confira:

De qualquer maneira, é importante procurar ajuda para ver o que está acontecendo e, caso necessário, o médico irá propor um tratamento

Quais os benefícios da cirurgia?

Inicialmente, a necessidade de um procedimento cirúrgico pode causar preocupação, entretanto, a cirurgia de fimose é simples e benéficaConfira alguns benefícios:

  • Aumento do desempenho sexual: sem a pele, a movimentação durante as relações sexuais torna-se mais agradável e fácil;
  • Eleva a sensibilidade da glande e, consequentemente, oferece muito mais prazer;
  • Reduz as chances de contrair infecções sexualmente transmissíveis (IST): como a pele do prepúcio é feita de uma mucosa, essas doenças podem se instalar;
  • Melhora da higienização: sem a pele, a limpeza é mais simples e rápida.