Doutor Jairo
Assista » Dúvida

Minha ejaculação está saindo amarela; isso é normal?

A alimentação pode provocar alterações bem sutis no sabor e no cheiro de secreções como o esperma - iStock
A alimentação pode provocar alterações bem sutis no sabor e no cheiro de secreções como o esperma - iStock

Redação Publicado em 29/11/2022, às 17h00

“Doutor, meu gozo está saindo amarelo. O que é isso?”

Existem variações possíveis na tonalidade do sêmen e isso é totalmente normal. Pode ir desde uma cor mais transparente, passando por vários tons de branco, até chegar em um aspecto um pouco mais amarelado. 

Essa questão varia de pessoa para pessoa, de acordo com a fase da vida e com o que o indivíduo fez, ou seja, se ele está se masturbando e ejaculando com muita frequência, a tendência é que o aspecto do esperma seja mais líquido e transparente. Caso contrário, se o homem não ejacula há muito tempo, o sêmen pode vir mais amarelado e espesso. 

O único momento que a cor do sêmen deve gerar preocupação é se ele estiver muito amarelado ou com uma coloração avermelhada, o que pode sinalizar uma infecção ou sangramento. Nessas situações, é importante procurar ajuda médica para uma avaliação. 

@jairobouer "G*z0 amarelo?” 😱 #jairoresponde#duvida#dicas#jairobouer#curiosidade#saude♬ Chill Vibes - Tollan Kim

E o gosto pode mudar?

O gosto do esperma pode estar relacionado com o tipo de alimentação, por isso, o dito popular sobre o abacaxi deixar o esperma mais doce tem um fundo de verdade.

Confira:

Por exemplo: se ingerimos alimentos muito condimentados, como alho, cebola ou pimenta, eles podem, de alguma forma, interferir no cheiro e no gosto de qualquer uma de nossas secreções, como saliva, suor e também esperma.

Vale ressaltar que são variações muito sutis, ou seja, aquele gosto e cheiro típicos do esperma permanecem independente do que a pessoa come. 

Outra dúvida frequente é sobre o volume de esperma. Será que existe algum tipo de alimento que aumenta a produção do sêmen? Nesse caso, a resposta é não e isso depende de outros fatores, como o tempo entre uma ejaculação e outra e a idade, já que, conforme ficam mais velhos, os homens tendem a ter uma menor quantidade de esperma. 

Veja também: