Doutor Jairo
Assista » Saúde sexual

IST: sexo oral sem proteção traz riscos?

Algumas infecções podem ser transmitidas pelo sexo oral sem proteção - iStock
Algumas infecções podem ser transmitidas pelo sexo oral sem proteção - iStock

Doutor, tenho 16 anos e uma ficante da mesma idade. Já beijei na boca dela várias vezes. Posso fazer sexo oral sem proteção e ela em mim sem correr o risco de uma IST? Ou uma coisa não tem nada a ver com a outra?

Sexo oral sem proteção pode, eventualmente, expor vocês a risco de ISTs, infecções sexualmente transmissíveis. Herpes e HPV são alguns exemplos de infecções que podem ser transmitidas pelo sexo oral sem proteção.

Provavelmente ela é sua primeira parceira, ou uma das primeiras parceiras, e você também é um dos primeiros parceiros dela. Se vocês já tiveram outras experiências sexuais, eventualmente já podem ter se exposto a alguma IST, e aí há o risco de uma pessoa passar para outra no momento do sexo oral.

O beijo é uma prática mais segura, embora também possa transmitir algumas infecções. Risco “zero” não existe. O ideal é a gente se cuidar sempre no sexo e avaliar bem cada situação.

@jairobouer "Posso fazer nela?" 🤔 #jairoresponde#duvida#dicas#jairobouer#curiosidade#saude♬ som original - jairobouer
Dr. Jairo Bouer

Dr. Jairo Bouer

Médico psiquiatra com formação na Faculdade de Medicina da USP (Universidade de São Paulo), biólogo pela UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina), e mestre em evolução humana e comportamento pela University College London, além de palestrante e escritor. Twitter: @JairoBouerDr