Doutor Jairo
Ouça » IST

Tive herpes genital; qual o risco de infectar outra pessoa?

Depois de resolvida a infecção, o vírus do herpes fica latente no organismo - iStock
Depois de resolvida a infecção, o vírus do herpes fica latente no organismo - iStock

Doutor, eu tive herpes genital e queria saber se posso ter relação sem risco de infectar outra pessoa.

O herpes genital é uma doença, uma infecção provocada pelo vírus herpes simples (HSV).  Esse vírus provoca lesões na região genital – são pequenas bolhas dolorosas na região. Depois de resolvida a infecção, esse vírus fica latente nas terminações nervosas próximas à região onde ocorreu a lesão inicial.

Em algumas situações em que a pessoa tem alguma queda da imunidade, esse herpes pode voltar a se manifestar, provocando dor, desconforto na região e durante a relação sexual.

O que se recomenda? Primeiro, evitar a relação sexual no período em que a pessoa tem lesões ativas. Fora desse período, o risco de transmissão é muito, muito menor.

Além disso, se você usar preservativo nas suas relações sexuais, você também diminui muito esse risco de transmissão. De qualquer forma, fora da fase aguda e com herpes sob controle, o risco de você transmitir para outra pessoa é muito pequeno.

Dr. Jairo Bouer

Dr. Jairo Bouer

Médico psiquiatra com formação na Faculdade de Medicina da USP (Universidade de São Paulo), biólogo pela UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina), e mestre em evolução humana e comportamento pela University College London, além de palestrante e escritor. Twitter: @JairoBouerDr