Doutor Jairo
Assista » Dúvida

HPV: vacina pode diminuir a reincidência de verrugas?

No Brasil, a imunização contra o HPV é gratuita para meninas de 9 a 14 anos e para meninos de 10 a 14 anos - iStock
No Brasil, a imunização contra o HPV é gratuita para meninas de 9 a 14 anos e para meninos de 10 a 14 anos - iStock

Redação Publicado em 06/10/2021, às 15h30

“Doutor, a vacina do HPV  pode diminuir ou sanar a reincidência de verrugas na pessoa que já tem contato com o vírus?”

Primeiramente, vale lembrar que as verrugas genitais são causadas pelo HPV (papilomavírus humano), uma grande família desses micro-organismos que podem causar as verrugas ou lesões na região genital. 

As vacinas que existem atualmente protegem contra diversas possibilidades de infecção por diferentes cepas, ou seja, diferentes tipos de vírus. Então, mesmo que a pessoa já tenha tido contato com um deles, a imunização pode defender contra os outros.

Nesse cenário, a vacina é preventiva e não terapêutica. Em outras palavras, como o HPV tem diferentes cepas, se uma pessoa entra em contato com um vírus específico, apresenta uma verruga e toma a vacina após a infecção, ela evitará lesões pelos outros tipos, mas a que já está presente no seu corpo deverá ser tratada com ajuda médica. 

Por essa razão recomenda-se que todo mundo tome a vacina antes de começar a vida sexual para ter proteção contra a maior parte dos vírus. Mas, eventualmente, se um indivíduo já teve uma lesão, vale realizar uma consulta médica para verificar se ainda está na faixa de idade indicada para tomar a vacina e se proteger contra outros tipos de vírus do HPV.

Qual a idade ideal para se vacinar contra o HPV?

O ideal é que a vacinação seja feita o mais cedo possível, antes de começar a sua vida sexual. Isso porque, vacinando precocemente, a criança fica imunizada antes de um contato com o vírus do HPV.

Assim, quanto antes acontece essa proteção, menores são os riscos de verrugas genitais ou lesões que, eventualmente, podem evoluir para um câncer.

Confira:

No Brasil, desde 2014, o Ministério da Saúde implementou no Sistema Único de Saúde (SUS) a vacinação gratuita contra o HPV para meninas de 9 a 14 anos e meninos de 10 a 14 anos de idade.

De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA), essa faixa etária foi justamente escolhida por apresentar maior desempenho na produção de anticorpos e por ter sido menos exposta ao vírus por meio de relações sexuais

A vacina disponível no programa brasileiro de imunização é a quadrivalente, que protege contra os dois principais tipos de HPV associados ao câncer (tipos 16 e 18), além de outros dois tipos mais associados a verrugas genitais (tipos 6 e 11). 

Veja também: