Doutor Jairo
Assista » Dúvida

Existe forma certa de limpar o ânus?

Se a chuca é feita com muita frequência, pode ocorrer uma alteração da flora intestinal
Se a chuca é feita com muita frequência, pode ocorrer uma alteração da flora intestinal - iStock

Redação Publicado em 21/06/2021, às 14h05

Doutor, qual a forma certa de limpar o ânus? Pode introduzir o chuveirinho todo?

Normalmente, as mulheres sabem muito bem o que fazer, já que o ginecologista tende a ensiná-las a se limparem depois do banheiro. De qualquer forma, o ideal é fazer a limpeza da frente para trás, ou seja, da vagina para o ânus. Com isso, evita-se que germes sejam levados de uma região para outra e o risco de corrimento ou alguma infecção vaginal aumente. 

A recomendação é evitar movimentos muito bruscos com o papel higiênico, porque pode acabar machucando o ânus. Além disso, para aqueles homens que apresentam uma tendência a hemorroidas, esse hábito pode até agravar o quadro. 

Assim, o melhor a se fazer é utilizar sempre a água para fazer a limpeza após ir ao banheiro. Caso não seja possível tomar banho no momento, usar a ducha higiênica externamente pode ser uma boa alternativa. 

Vale lembrar que não é necessário introduzir o sabonete ou a própria ducha dentro do ânus, apenas lavar por fora. O que se mantiver sujo dentro, eventualmente, em uma próxima ida ao banheiro, é eliminado. 

Confira:

Chuca sem exageros

No sexo anal, o ideal é estar tudo limpo para evitar constrangimentos e problemas. Por isso, muitas pessoas fazem a chamada “chuca”, uma técnica de limpeza da região anal que consiste na introdução de água no canal do ânus. 

O grande problema está quando ela é feita em sequência, conhecida como “chuca de repetição”. Nesse caso, pode mexer com a flora intestinal, provocar alguns problemas, como dores, desconfortos, diarreias e, até mesmo, facilitar a proliferação de algum organismo que não deveria estar ali.