Doutor Jairo
Assista » Sexualidade

Ereções involuntárias me deixam com vergonha; o que fazer?

Ereções involuntárias são bastante comuns entre os jovens - iStock
Ereções involuntárias são bastante comuns entre os jovens - iStock

Redação Publicado em 24/02/2023, às 12h00

Estou com 36 anos e tenho ereções involuntárias intensas. É algo embaraçoso, pois meu membro é grande e não consigo disfarçar. A vergonha poderia ser um gatilho para essas ereções?

Normalmente essas ereções involuntárias acontecem com homens mais jovens, adolescentes, homens na faixa dos seus 20 anos. Você já está com 36 e, mesmo assim elas permanecem.

Vale comentar que todos os homens, de alguma forma, têm ereções involuntárias durante a noite. Em geral, são de três a quatro ereções que costumam acompanhar certas fases do sono.

Mas você tem essas ereções de dia, fica embaraçado, uma situação que muitos adolescentes enfrentam e relatam para nós. Às vezes eles dizem que não conseguem colocar uma sunga e ir para a piscina ou praia, por ter medo de ter uma ereção involuntária.

Não há muito como bloquear essas ereções. Esse processo tem a ver com fantasias, com desejo, e, às vezes, com respostas autônomas sobra as quais você não tem muito controle.

Em geral, quando se tem uma vida sexual regular, essas ereções involuntárias tendem a diminuir. Não sei como anda a sua vida sexual, se você se masturba, por exemplo, isso pode fazer com que essas ereções involuntárias diminuam. Você tem que aprender a controlar essa situação e, de alguma maneira, disfarçar quando necessário.  

Agora eu não acho que a vergonha que você tem acabe servindo como um gatilho. Eu acho que elas são muito mais desencadeadas por fantasias, imagens que passam pela sua cabeça, às vezes sem que você se dê conta, e que servem como estímulo. 

Com os adolescentes também é bastante comum que estímulos mecânicos possam provocar uma ereção involuntária, como, por exemplo, andar de ônibus, ou andar de bicicleta.

Se você tiver uma queixa mais específica no pênis, como alguma sensibilidade a mais, vale a pena checar com o urologista se está tudo em ordem.

Veja a resposta completa: