Doutor Jairo
Assista » Adolescência

Desejo: o que acontece se eu não "obedecer" meus hormônios?

Alguns desejos são colocados em prática, outros não - iStock
Alguns desejos são colocados em prática, outros não - iStock

Redação Publicado em 15/01/2023, às 16h00

Tenho sentido um tesão muito forte em uma menina que eu conheci. Sei que são só os hormônios, mas o que acontece se eu não atender os desejos dos mesmos? Eles estão gritando ‘pega essa mina’!

Pode até haver influência dos hormônios, mas quem toma a decisão se vai ficar ou não com alguém é você.

A gente sente desejo por muita gente ao longo da vida. Algumas vezes a gente coloca esse desejo em prática, outras não.

Às vezes as circunstâncias fazem com que a gente pense melhor na atitude que vamos tomar, e aí optamos por não ficar com a pessoa.

Não tem nada demais, não tem nada de errado se você, apesar dos seus hormônios, decidir não ficar com essa menina.

@jairobouer "Tenho que “pegar”?" 😱 #jairoresponde#duvida#dicas#jairobouer#curiosidade#saude♬ Hey It's Me - Official Sound Studio

Interesse é diferente de consentimento

Alguns homens tendem a confundir interesse sexual com consentimento, independente da situação, de acordo com um pequeno estudo feito há alguns anos por pesquisadores das universidades norte-americanas de Binghamton e do Estado de Nova York.

O trabalho contou com 145 estudantes heterossexuais, e foi motivado pelo crescente número de denúncias de casos de estupros no ambiente universitário. Os participantes foram expostos a uma série de cenários sexuais hipotéticos, para que os pesquisadores pudessem identificar fatores que pudessem prever o risco de uma conduta sexual inadequada.

Os pesquisadores descobriram que a forma pela qual as mulheres comunicam suas intenções sexuais – direta ou passiva – pode interferir na percepção masculina. E mitos ainda difundidos por aí, como a ideia de que quando a mulher diz “não” ela na verdade quer dizer “sim”, tornam-se ainda mais fortes quando as mulheres se comunicam de forma ambígua.

Mesmo assim, a recusa verbal nem sempre funciona. A equipe percebeu que é comum que os homens levem em conta algum comportamento sexual passado da mulher e confunda isso com consentimento futuro, mesmo quando a mulher diz claramente “não”.  

As conclusões, publicadas no Journal of Interpersonal Violence, sugerem que ainda é preciso educar os homens sobre como compreender o que muitas mulheres dizem.