
Doutor, depressão pode interferir na minha libido? Não tenho tido desejo de transar com a minha esposa.
A depressão pode, sim, interferir no desejo e na libido. A gente sabe que na depressão há uma diminuição das vontades, em geral, o que os médicos chamam de anedonia. Trata-se de uma perda de interesse nas coisas que antes eram consideradas prazerosas pela pessoa, e isso pode incluir o sexo.
Outras condições devem ser consideradas, se você não está deprimido. Então, por exemplo, uma questão hormonal, como a redução na testosterona, principalmente em homens mais velhos, pode explicar em parte uma diminuição de desejo.
Estresse, esgotamento e preocupações também podem ter essa consequência. A qualidade da relação com a sua parceira – por exemplo, se vocês estão brigando, ou não estão bem, isso pode interferir no desejo.
Se você tem um diagnóstico de depressão, eu sugeriria uma conversa com seu psiquiatra sobre isso. E se você não tiver depressão, talvez seja bom pensar em outras investigações para saber o que está acontecendo com você.
View this post on Instagram
Dr. Jairo Bouer
Médico psiquiatra com formação na Faculdade de Medicina da USP (Universidade de São Paulo), biólogo pela UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina), e mestre em evolução humana e comportamento pela University College London, além de palestrante e escritor. Twitter: @JairoBouerDr