Doutor Jairo
Assista » Saúde feminina

Contraceptivos hormonais podem mascarar sintomas da menopausa?

Ondas de calor, irritação e fadiga são alguns sintomas comuns no climatério - iStock
Ondas de calor, irritação e fadiga são alguns sintomas comuns no climatério - iStock

Uma dúvida que muitas mulheres podem ter é se o uso dos métodos contraceptivos hormonais podem mascarar os sintomas do climatério e da menopausa.

Em primeiro lugar, é importante diferenciar estes termos: 

1-Menopausa é a última menstruação da mulher, que pode acontecer entre os 45 e os 55 anos. A idade da menopausa varia muito entre as mulheres e tem um componente genético. Menopausa precoce é aquela que chega antes dos 40 anos.

A menopausa acontece pela falência ovariana, ou seja, os folículos vão se esgotando ao longo da vida, assim, além de deixar de liberar os óvulos, há uma queda progressiva da produção dos hormônios estrógeno e progesterona.

2-Os sintomas que antecedem a menopausa, em uma fase conhecida como “perimenopausa” ou climatério, acontecem pela queda desses hormônios e variam de uma mulher para outra. Eles podem incluir:

  • irregularidade menstrual;
  • ondas de calor;
  • ressecamento da pele e da mucosa vaginal;
  • maior dificuldade em manter ou perder peso;
  • insônia;
  • fadiga;
  • ansiedade;
  • irritação;
  • dificuldade de concentração;
  • alterações do humor;
  • falta de energia.

Como confirmar a menopausa? 

3-Se uma mulher está usando pílula combinada, por exemplo, que tem análogos de estrógeno e de progesterona, os sintomas de climatério e menopausa podem ser mascarados e ficar mais difícil fazer o diagnóstico, tanto clínico quanto laboratorial. A mulher que usa pílula pode seguir com seu sangramento mensal regular.

Para ter certeza se ela está mesmo no climatério ou na menopausa, a pílula deve ser interrompida, e os sintomas e as menstruações devem ser observados. O médico pode pedir, então, as dosagens dos hormônios.

De qualquer forma, é bom lembrar que o uso das pílulas combinadas para mulheres mais velhas não é recomendado pelo maior risco de trombose, aumento de pressão arterial e outros impactos na saúde.

Risco de gravidez ainda existe!

Mas um cuidado importante é que muitas mulheres no climatério, apesar da irregularidade menstrual, ainda podem engravidar. Por isso é importante discutir com o ginecologista sobre outros métodos contraceptivos com menos riscos para a saúde feminina, como camisinha, diafragma, DIU de cobre e até DIU hormonal de progesterona, que têm uma ação mais local (no útero), pode reduzir o fluxo menstrual e interfere menos com os sintomas do climatério.

Converse sempre com seu ginecologista antes de decidir qual o método contraceptivo mais adequado para você nas diferentes fases da sua vida e para tirar qualquer dúvida sobre climatério e menopausa.

Este conteúdo é uma parceria com Nuaá

View this post on Instagram

A post shared by NUAÁ (@sounuaa)

Dr. Jairo Bouer

Dr. Jairo Bouer

Médico psiquiatra com formação na Faculdade de Medicina da USP (Universidade de São Paulo), biólogo pela UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina), e mestre em evolução humana e comportamento pela University College London, além de palestrante e escritor. Twitter: @JairoBouerDr