Doutor Jairo
Assista » Saúde mental

Como a menopausa interfere na saúde mental?

O psiquiatra Jairo Bouer foi o convidado de uma live sobre menopausa com a jornalista Fabiana Scaranzi - Reprodução/YouTube
O psiquiatra Jairo Bouer foi o convidado de uma live sobre menopausa com a jornalista Fabiana Scaranzi - Reprodução/YouTube

Redação Publicado em 23/10/2022, às 15h00

A proximidade com a menopausa costuma trazer uma série de mudanças para a mulher, não apenas físicas, mas também psíquicas. Isso porque a a redução no estrogênio tem impacto direto no humor. Este foi um dos temas abordados pela jornalista Fabiana Scaranzi e o psiquiatra Jairo Bouer numa live sobre o climatério realizada no Instagram de Scaranzi, que também é estudante de psicologia.

 “Além das mudanças físicas, condicionadas pela baixa dos hormônios, também existe um impacto na saúde mental”, explicou o psiquiatra. 

Sintomas que podem surgir

Pode haver irritabilidade, instabilidade emocional, crises de choro (sem saber exatamente por quê), sintomas depressivos, ansiosos, impactos na concentração e na memória e dificuldade para dormir, como pensamentos que atrapalham o pegar no sono.

"Tudo isso vai se somando e isso pode impactar profundamente a qualidade de vida e o bem-estar da mulher", resume.

Quem não dorme bem no dia seguinte está cansado, mais mal-humorado ainda, pode sentir impactos na sua vida social. E esse "pacote" de alterações pode acontecer anos antes de a menopausa se instalar, até algum tempo depois. 

Vale ressaltar que a menopausa só pode ser confirmada depois de 12 meses sem menstruar.