Doutor Jairo
Ouça » Dúvida

Usar o mesmo sabonete oferece risco de gravidez?

O ideal é não compartilhar nenhum objeto de uso íntimo com ninguém, incluindo sabonetes - iStock
O ideal é não compartilhar nenhum objeto de uso íntimo com ninguém, incluindo sabonetes - iStock

Redação Publicado em 21/01/2022, às 09h00

“Doutor, voltou aquela minha paranoia de que minha irmã pode engravidar de mim pelo sabonete. O que eu faço?”

É impossível uma mulher engravidar usando o mesmo banheiro que um homem: ela pode utilizar o mesmo sabonete, toalha – embora não seja muito higiênico – ou vaso sanitário, por exemplo, em todas essas situações não existe a possibilidade de um eventual espermatozoide ficar na superfície e causar uma gravidez. 

Entretanto, mesmo tendo certeza de que não há risco de gravidez, a pessoa não conseguir deixar a preocupação de lado é um sinal de que é necessário trabalhar essa questão. Por algum motivo, o indivíduo tem esse medo e fica ansioso com a situação. Assim, a psicoterapia pode ser um caminho importante para aprender a lidar melhor com isso. 

Quando existe o risco?

Para encontrar o óvulo, o espermatozoide precisa estar envolto em um conjunto de líquidos chamado sêmen – ou esperma – e esse fluido deve ser depositado dentro do canal vaginal. 

Sendo assim, só há duas maneiras de engravidar: ejaculação dentro da vagina sem nenhum tipo de proteção – homem estando sem cueca, a mulher sem calcinha e ambos não usarem nenhum método contraceptivo, por exemplo – ou se a mulher ou o homem introduzirem os dedos sujos de sêmen dentro do canal vaginal.  

Existe um pequeno risco, ainda, de algum espermatozoide escapar no líquido pré-ejaculatório, caso o homem tenha tido uma relação ou masturbação recente. É por isso que dizemos que coito interrompido não é um método seguro para evitar gravidez.

Confira:

Por que é melhor evitar compartilhar o sabonete?

Bom, o ideal é que artigos de higiene, como sabonete, escova de dente, toalha etc. não sejam divididos. Isso porque, eventualmente, pode haver algum micro-organismo no sabonete ou em outro item íntimo, que passa dessa superfície para a pele.

Alguns fungos, por exemplo, podem ser adquiridos dessa forma ou, até mesmo, alguns vírus, como o HPV. Lembrando que o papilomavírus humano (HPV) é o micro-organismo causador das verrugas genitais. 

Portanto, o melhor a se fazer é, por uma medida básica de higiene e saúde, não compartilhar itens de uso íntimo com ninguém.