Doutor Jairo
Ouça » Dúvida

Só tenho dificuldade de ereção na hora da penetração; por quê?

A ansiedade é a principal causa da ejaculação precoce e pode gerar problemas com a ereção - iStock
A ansiedade é a principal causa da ejaculação precoce e pode gerar problemas com a ereção - iStock

“Doutor, tenho ereção normal ao acordar, na masturbação e no sexo oral. Mas, na penetração, o pênis dá uma rateada. Por quê?”

Se o homem apresenta ereção normal durante o sono, ao acordar, quando se masturba ou pratica sexo oral, isso tudo indica que o funcionamento das ereções está normal e preservado. Ou seja, aparentemente não há nenhuma causa física para essa dificuldade. 

Provavelmente, na hora da penetração, o homem esteja ficando tenso, ansioso, inseguro ou se lembrando de uma eventual falha em outra experiência sexual, o que pode contribuir para a chamada “ansiedade de performace”, que atrapalha a ereção.

A recomendação é tentar ficar mais tranquilo e conquistar maior intimidade com a parceria para relaxar e, consequentemente, ter a ereção funcionando melhor.

Por que os homens brocham?

Todo homem, em algum momento da vida, vai brochar. Se for uma situação eventual, a melhor coisa a se fazer é não dar muito peso para a situação e entender que isso pode acontecer. Quanto mais importância se dá, mais ansiedade é criada para a próxima vez e, como consequência, maiores são as chances de ocorrer novamente. 

Confira:

Porém, caso as falhas de ereção aconteçam com frequência, é preciso ter atenção para entender o que está acontecendo. Com homens mais velhos, por exemplo, pode ser que haja relação com alguma questão de saúde, como hipertensão, tabagismo, problemas circulatórios e obesidade. 

Como controlar essa ansiedade?

A ansiedade e o estresse podem impedir que você tenha ou mantenha uma ereção. Essas sensações também podem distrair as pessoas da intimidade sexual. Se um homem está ansioso sobre como será seu desempenho sexual, ele pode se sentir menos excitado. As estratégias para controlar a ansiedade e o estresse incluem:

  • Concentre-se mais nas sensações físicas do que no desempenho sexual;
  • Faça exercícios físicos;
  • Durma melhor;
  • Trabalhe para melhorar os relacionamentos;
  • Medite;
  • Gaste mais tempo em uma atividade favorita;
  • Faça terapia;
  • Tome medicamentos se forem necessários e prescritos.
Milena Alvarez

Milena Alvarez

Caiçara e jornalista de saúde há quatro anos. Tem interesse por assuntos relacionados a comportamento, saúde mental, saúde da mulher e maternidade. @milenaralvarez